Novo Coronavírus

Tecnologia e Ciência USP cria portal para doações destinadas a pesquisa de covid-19

USP cria portal para doações destinadas a pesquisa de covid-19

A universidade, que recentemente criou um ventilador pulmonar de baixo custo, tem se destacado pelas ações de combate à pandemia 

Ilustração do CDC mostra o novo coronavírus (2019-nCoV)

Ilustração do CDC mostra o novo coronavírus (2019-nCoV)

Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM/CDC/Reuters

A USP (Universidade de São Paulo) lançou uma plataforma digital para receber doações de empresas e pessoas físicas interessadas em colaborar com as ações e pesquisas da instituição no combate à covid-19.

Empresas ou pessoas físicas podem doar para o Fundo Único do USP Vida, gerido pelo comitê gestor do programa; para o Hospital Universitário; ou para pesquisas específicas, como desenvolvimento de vacinas, equipamentos ou medicamentos.

O portal pode ser acessado em www.usp.br/uspvida.

Ventilador pulmonar emergencial

A USP tem atuado em diversas frentes para colaborar com o combate ao coronavírus. Um dos projetos em destaque da universidade é o Inspire, um ventilador pulmonar emergencial, desenvolvido por um grupo de engenheiros da Escola Politécnica. O equipamento é usado no tratamento de casos graves da covid-19 e está em falta no Brasil, assim como em muitos países.

Leia: Pesquisadores da USP criam ventilador pulmonar para covid-19

O ventilador desenvolvido na USP pode ser produzido em até duas horas. Na última semana, o equipamento foi aprovado nos testes finais: nos dias 17, 18 e 19 de abril foram realizados estudos com pacientes humanos, seguindo os trâmites da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Ventilador USP é construído com baixo custo

Ventilador USP é construído com baixo custo

Divulgação / Poli- USP

Os testes foram com quatro pacientes, nas dependências do Incor (Instituto do Coração) do HC (Hospital das Clínicas) da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo a universidade, o aparelho foi considerado aprovado em todos os modos de uso. De acordo com a instituição, além da rapidez de produção, o equipamento tem como principal vantagem o custo: enquanto os ventiladores convencionais custam, em média, R$ 15 mil, o valor do Inspire é de R$ 1 mil.

Últimas