Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Usuários do Instagram são vítimas de hackers que roubam perfis

Contas tiveram senhas trocadas sem autorização e todas as publicações apagadas após ciberataques que partiram de outros países

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Usuários do Instagram são alvos de ataques hackers
Usuários do Instagram são alvos de ataques hackers Usuários do Instagram são alvos de ataques hackers

Ter a conta de uma rede social invadida por hackers é risco que apavora todo internauta. Os perfis guardam informações particulares e sigilosas que podem ser coletadas e armazenadas sem autorização. 

No começo de agosto, o site Mashable publicou uma matéria alertando sobre os casos invasão de hacker em perfis no Instagram de famosos e de anônimos no exterior.

Leia também: Problemas com o corretor de texto? Crie as suas sugestões de palavras

No Brasil, também foram registrados casos de vítimas de ciberataques. No Twitter, há diversas postagen de pessoas que reclamam de uma invasão ou que alertam os seguidores sobre o ocorrido. Em um dos tweets, o usuário suspeita que a senha tenha sido trocada por alguém que utiliza um email da Rússia.

Publicidade

A fotógrafa Janaina Brasil usava sua conta no Instagram para divulgar o seu trabalho para mais de 24 mil seguidores. No dia 3 de setembro, durante a madrugada, ela recebeu um email avisando sobre uma tentativa de mudança de senha por um usuário em Instambul, na Turquia. 

Janaina seguiu o passo a passo da própria plataforma para impedir alterações e trocar a senha. No dia seguinte, recebeu outro email sobre uma nova tentativa, mas, desta vez, o número de celular e o email vinculados à conta já não eram os mesmos.

Publicidade
Perfil da fotógrafa Janaina Brasil foi invadido por um hacker e os posts apagados
Perfil da fotógrafa Janaina Brasil foi invadido por um hacker e os posts apagados Perfil da fotógrafa Janaina Brasil foi invadido por um hacker e os posts apagados

"Eu tentei entrar com contato com o Instagram de todas as formas possíveis e não obtive resposta. Meus seguidores e meus amigos enviavam prints das minhas fotos sendo apagadas e eu não podia fazer nada", diz a Janaina Brasil.

A fotógrafa afirma a conta está sendo usada por alguém que mora fora do país e que segue apenas outras contas que também podem ter sido roubas. São perfis com mais de 20 ou 30 mil seguidores e nenhum publicação postada.

Publicidade

Leia também: Saiba como proteger seu WhatsApp de ser espionado por outras pessoas

"Eu fiquei triste com o que aconteceu por ter perdido o começo da minha carreira. As primeiras das mais de 570 fotos que eu publiquei no perfil ao longo de três anos de trabalho", lamenta Janaina. 

O Instagram disse ao R7 que disponibiliza, na Central de Ajuda, orientações de como agir em um caso de ataques hackers.

A rede social também diz oferecer dicas de como ter um perfil seguro: criar senhas fortes, alterar a senha com frequência, não informar a senha a pessoas desconhecidas, ativar a autenticação de dois fatores e certificar que a conta de email está segura.

Leia também: Como impedir que alguém veja seus posts no Instagram Stories

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.