Astronomia

Tecnologia e Ciência Vídeo mostra cápsula da SpaceX entrando na atmosfera

Vídeo mostra cápsula da SpaceX entrando na atmosfera

Espaçonave do bilionário Elon Musk levava quatro astronautas que retornavam da Estação Espacial Internacional

Usuário comparou a cápsula com uma bola de fogo, um tipo de meteoro muito brilhante

Usuário comparou a cápsula com uma bola de fogo, um tipo de meteoro muito brilhante

Reprodução: Twitter

Um usuário do Twitter compartilhou nesta terça-feira (9) um vídeo de uma cápsula da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, reentrando na atmosfera terrestre sob a perspectiva de um observador aqui na Terra. O registro foi feito na cidade de Baton Rouge, capital do estado de Luisiana, nos Estados Unidos.

"Bola de fogo da SpaceX vista de Baton Rouge", tuitou Nick Bryner, que comparou o risco luminoso no céu com um tipo de meteoro muito brilhante.

"Eu moro a tipo, 30 minutos de onde [a cápsula] caiu e não vi nada!", lamentou outro usuário na mesma publicação.

A CrewDragon, cápsula que cruzou o céu de Baton Rouge, carregava dentro dela quatro astronautas, sendo dois americanos, um francês e um japonês, que retornaram à Terra na segunda-feira (8). O retorno da equipe deveria ter ocorrido no domingo (7), mas foi adiado devido às condições meteorológicas.

Shane Kimbrough, Megan McArthur, Akihiko Hoshide e Thomas Pesquet passaram quase seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), situada a mais de 400 mil metros da superfície terrestre, como parte da missão Crew-2.

Entre as atividades durante os meses na ISS, estavam a documentação da superfície da Terra para registrar mudanças ocasionadas pelo homem e por eventos naturais, o cultivo de pimentas e o estudo sobre algumas larvas para entender a saúde humana no espaço.

Nos últimos dias da viagem, quando os astronautas já estavam prestes à voltar à Terra, a SpaceX descobriu um defeito na privada da cápsula, o que levou os tripulantes a usarem roupas de baixo (uma espécie de fralda) até o pouso da espaçonave em solo terrestre. Um tubo usado para levar a urina a um tanque de armazenamento se descolou e causou um vazamento debaixo do piso da estrutura.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas