Veja dicas para investir o 13º salário na troca do carro

Consultor explica por que é mais vantajoso optar por um veículo seminovo

Consultor mostra que investir em um seminovo é vantajoso
Consultor mostra que investir em um seminovo é vantajoso Pexels

Com dinheiro extra no bolso, quem nunca pensou em realizar sonhos? Mas é importante avaliar com cuidado o orçamento para não iniciar o ano com novas dívidas. “Usar o 13º salário para a aquisição de bens de consumo, como um carro, por exemplo, pode ser válido, afinal, o dinheiro também foi feito para a realização de sonhos. Porém, vale usar esse recurso de forma consciente e, preferencialmente, liquidar possíveis dívidas existentes, cobrir as despesas que costumam se acumular no início do ano e construir uma reserva emergencial”, orienta o consultor financeiro Raphael Bremenkamp.

Depois de fazer uma avaliação e perceber que é possível realizar a troca do carro com segurança, surge a primeira dúvida: comprar um seminovo ou um zero quilômetro? De acordo com o consultor, o simples fato de tirar da concessionária um carro zero já é suficiente para depreciar consideravelmente o valor do bem. “O mesmo não acontece com um carro seminovo. Portanto, se estiver seguro quanto ao real estado de conservação do carro seminovo, vale mais a pena optar por ele em vez de comprar um zero quilômetro. Mas não esqueça de consultar um bom mecânico antes de fechar negócio”, aconselha.

Seguro, IPVA, combustível e manutenção

Antes de trocar de carro, não avalie apenas se a diferença cabe no bolso. Também é preciso pensar no valor do seguro e do IPVA. “Vale estudar antecipadamente o valor do seguro do carro, dependendo do modelo, o custo pode variar consideravelmente. Conhecer o valor do IPVA também é importante para se planejar adequadamente, assim como o consumo de combustível. Alguns modelos consomem mais que outros e isso pode fazer grande diferença no orçamento ao final de um ano. A manutenção também é importante, já que algumas marcas de carro costumam ter custos de manutenção mais elevados que outras”, orienta.

Agora que você já sabe como investir com segurança seu 13º salário, clique aqui, acesse o Autoline e faça a busca do seu próximo carro.