Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Lula recebe presidente do Benim nesta quinta e fala sobre temas como energia, cultura e turismo

Temas como agricultura, energia, comércio, cultura, turismo e investimentos serão debatidos pelo petista e por Patrice Talon

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião Ministerial, no Palácio do Planalto.
Lula pretende viajar menos para fora neste ano (Ricardo Stuckert/PR - 20.12.2023)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quinta-feira (23) o presidente do Benim, Patrice Talon, no Palácio do Planalto. Eles vão discutir formas de intensificar a parceria entre os dois países em áreas como agricultura, energia, comércio, cultura, turismo e investimentos. A visita ocorre poucos meses após a reabertura da Embaixada do Benim em Brasília, em fevereiro deste ano. Lula foi o primeiro presidente brasileiro a visitar a nação africana, em 2006.

Leia mais

O presidente do Benim está acompanhado dos ministros Olushegun Bakari (Negócios Estrangeiros), Romuald Wadagni (Economia e Finanças) e Gaston Dossouhoui (Agricultura, Pecuária e Pesca).

Lula e Talon devem dialogar também sobre as iniciativas de combate à fome e à pobreza e a reforma da governança internacional — no contexto da presidência brasileira do G20 — e a mudança do clima, à luz da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém (PA), em 2025. Depois, o presidente vai oferecer um almoço para o líder beninense no Palácio do Itamaraty.

Neste ano, Lula recebeu em Brasília a visita oficial dos presidentes e primeiros-ministros Pedro Sánchez (Espanha), Emmanuel Macron (França), Fumio Kishida (Japão) e Santiago Peña (Paraguai). Por outro lado, ainda em 2024, o líder brasileiro visitou Guiana, São Vicente e Granadinas, Egito, Etiópia e Colômbia. Havia a previsão de uma agenda no Chile, mas Lula cancelou em decorrência das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. Até o momento, não há uma nova data para a viagem.

Para 2024, Lula pretende diminuir o ritmo das viagens internacionais e visitar todos os estados do país. O presidente tem dito aos seus interlocutores que, neste ano, o foco está nas eleições municipais e nas entregas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Em março, o R7 reportagem mostrou que o petista começou a agenda por regiões já visitadas em 2023. Até o período, foram 11 viagens nacionais, sendo apenas uma estreia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.