Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BRT: prefeitura de Salvador começa remoção de árvores 

A prefeitura já havia anunciado que mais de 150 árvores seriam removidas por conta da implantação do Bus Rapid Traffic (BRT, na sigla em inglês)

Bahia|Do R7

A notícia repercutiu e gerou polêmica
A notícia repercutiu e gerou polêmica A notícia repercutiu e gerou polêmica

O Consórcio BRT Salvador iniciou, na tarde desta terça-feira (24), o transplante das primeiras três árvores em função das obras de implantação dos corredores exclusivos para o novo sistema de transporte da capital. De acordo com a prefeitura, os preparativos para a operação tiveram início ontem (23). 

A prefeitura já havia anunciado que mais de 150 árvores seriam removidas por conta da implantação do Bus Rapid Traffic (BRT, na sigla em inglês). A notícia repercutiu e gerou polêmica; houve reação de diversas entidades de defesa do meio-ambiente e moradores das imediações da obra. Em resposta, a gestão municipal vem tentando executar medidas paliativas à remoção

Ainda de acordo com nota oficial, serão transplantadas 169 árvores. O entorno dos corredores do BRT irá receber 1,7 mil novas espécies de Mata Atlântica como compensação as 154 árvores que precisarão ser suprimidas em função das obras. Nesta primeira etapa, serão implantados os corredores que irão ligar o Parque da Cidade à região da rodoviária.

Etapas

Publicidade

O processo para o transplantio de uma árvore exige várias etapas. A primeira é a poda. A segunda é a aplicação de uma solução para evitar a instalação de fungos. Em seguida, abre-se uma canaleta em volta do vegetal, que deve ser irrigado em abundância. A preparação do espaço onde a árvore será replantada começa com antecedência. Após a escavação, o local deve receber adubo orgânico e ser irrigado.

Houve reação de diversas entidades de defesa do meio-ambiente
Houve reação de diversas entidades de defesa do meio-ambiente Houve reação de diversas entidades de defesa do meio-ambiente

O transplante é feito com uma trincheira e as etapas variam de acordo com o porte/espécie. Todo o processo de suspensão e transporte é feito com cautela para que o tronco e o torrão (bloco de terra e raiz) sejam preservados. Em seguida, a árvore é colocada no local que foi preparado para recebê-la e ganha uma cinta especial para que fique firme e nivelada ao solo. A árvore transplantada passa por uma manutenção periódica de, no mínimo, 18 meses, incluindo a realização de podas, adubações e irrigações até a total adaptação.

Leia mais do R7 Bahia, portal de notícias da RecordTV Itapoan

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.