Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cobras resgatados em Salvador são soltos em áreas preservadas

Jiboias foram soltas porque não representam perigo à população

Bahia|Do R7

Seis jiboias foram soltas no Parque São Bartolomeu
Seis jiboias foram soltas no Parque São Bartolomeu Seis jiboias foram soltas no Parque São Bartolomeu

Nesta segunda-feira (5), quando se celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, seis jiboias foram soltas no Parque São Bartolomeu, no Subúrbio. Este ano, cerca de 500 animais silvestres foram resgatados pelo Gepa (Grupo Especial de Proteção Ambiental) em Salvador. Por isso, o grupo está realizando neste mês a soltura de répteis capturados.

Leia mais notícias no R7 BA

Uma nova liberação de répteis está programada para ocorrer daqui a duas semanas. Segundo a Prefeitura de Salvador, os animais encontrados mais comuns são jiboia, coruja e sariguê. O bairro mais recorrente é a Pituba.

Os répteis resgatados são encaminhados ao Noap (Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia),ligado à UFBa (Universidade Federal da Bahia), onde passam por avaliações médico-veterinárias. Só então, esses animais são considerados aptos ao retorno ao ambiente natural.

Publicidade

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Segundo a coordenadora do Noap, Rejane Lira, nenhuma serpente pode ser solta sem antes passar por essa avaliação, pois se estiverem com alguma doença podem disseminá-la para outras cobras saudáveis. As jiboias só foram soltas porque não representam perigo à população, já que não são peçonhentas.

Publicidade

O número de animais resgatados tem aumentado nos últimos anos. Em 2016, foram recolhidos 916, superior aos 771 resgatados em 2015.Quem vir um animal silvestre em área urbana deve entrar em contato imediato com a corporação por meio do telefone (71) 3202-5312.

Assista à programação da Record TV 24 horas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.