Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudante baiano cria o primeiro sistema de aluguel de pastos do mundo

Plataforma foi diversas vezes premiada em eventos de empreendedorismo jovem

Bahia|Do R7

Ideia surgiu depois que seu pai teve um grande prejuízo, chegando a perder quase a totalidade do rebanho
Ideia surgiu depois que seu pai teve um grande prejuízo, chegando a perder quase a totalidade do rebanho Ideia surgiu depois que seu pai teve um grande prejuízo, chegando a perder quase a totalidade do rebanho
A plataforma permite encontrar ofertas do Brasil inteiro, possui um Whatsapp corporativo para negociações e já funciona no mobile
A plataforma permite encontrar ofertas do Brasil inteiro, possui um Whatsapp corporativo para negociações e já funciona no mobile A plataforma permite encontrar ofertas do Brasil inteiro, possui um Whatsapp corporativo para negociações e já funciona no mobile

O baiano Matheus Ladeia, 22 anos, resolveu levar tecnologia para o ambiente rural. Ele criou a plataforma Pastar, o primeiro sistema de aluguel de pastos do mundo, que promete facilitar a vida dos produtores que sofrem com a estiagem.

A ideia surgiu depois que seu pai teve um grande prejuízo, chegando a perder quase a totalidade do rebanho. Pensando nisso, criou uma solução que pudesse ajudar sua família e outras pessoas com os problemas que acometem as pessoas do campo. Por meio da plataforma, produtores rurais podem alugar pastos para outros produtores que estejam sofrendo com a seca, evitando danos com a perda do gado. Ela também permite a comercialização de bovinos, ovinos, caprinos e equinos.

Leia mais notícias no R7 BA

A Pastar já nasceu campeã do Startup Weekend de 2013, competição realizada pela Unifacs (Universidade Salvador), onde Matheus é estudante de Engenharia Mecânica. Apesar de recente, a plataforma foi diversas vezes premiada em eventos de empreendedorismo jovem.

Publicidade

Matheus afirma que “nosso maior troféu é a seleção para o Startup Brasil, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”.

O superintendente de inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e organizador do Startup Weekend, Thomas Buck, afirmou que o projeto se destacou porque o jovem está tentando resolver uma necessidade do mundo real. Segundo dados da Organização Mundial de Meteorologia, os prejuízos da seca, sobretudo no Nordeste, fizeram o Brasil entrar no mapa mundial de eventos climáticos extremos de 2013.

Publicidade

Hoje a plataforma permite encontrar ofertas do Brasil inteiro, possui um Whatsapp corporativo para negociações e já funciona no mobile. Mas, para o jovem, ainda existem muitas dificuldades do próprio ecossistema baiano em relação ao empreendedorismo, além da batalha em torná-la um canal consolidado. 

— Não tenho que reclamar da situação, e sim mudá-la.

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.