Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Operação autua mais de três mil veículos e apreende 310 adesivos exclusivos de moradores

Segundo órgão, credenciais eram falsificadas ou estavam sendo utilizadas de forma irregular

Bahia|Do R7

Superintendente falou sobre as apreensões e autuações na folia carnavalesca
Superintendente falou sobre as apreensões e autuações na folia carnavalesca Superintendente falou sobre as apreensões e autuações na folia carnavalesca

Nesta terça-feira (9), a Transalvador (Superintendência de Transito de Salvador) apreendeu 310 credenciais por falsificação ou uso irregular, na capital baiana. As credenciais foram criadas para facilitar circulação dos moradores das regiões dos circuitos do Carnaval, sendo possível a identificação de seus donos por meio do código de barras de cada adesivo.

De acordo com o órgão de trânsito, os proprietários das credenciais que estavam sendo vendidas, alugados ou utilizadas para transporte clandestino e até mototáxi serão excluídos do cadastro de envio da autarquia no próximo Carnaval.

Leia mais notícias no R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Publicidade

De acordo com Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador, os adesivos têm elementos para evitar falsificação e uso indevido. Entretanto, entre as apreensões, estão adesivos falsificados de forma grosseira. "

— Este ano, pensando no conforto dos moradores, distribuímos as credenciais mais de um mês antes do Carnaval, o que pode ter facilitado a ação dos falsificadores e o comércio ilegal dos acessos.

Publicidade

Os adesivos são impressos em papel couché, menos resistente e são faqueados (cortes que fazem com que se desmembrem para impedir reutilização). Além disso, a tarja holográfica na parte inferior, uma imagem reluzente, também inibe a falsificação por meio de cópias. Muller ressaltou que a Polícia Civil já foi formalmente informada de casos de venda pela internet.

Autuações 

Publicidade

Os agentes da Transalvador já realizaram 3.619 autuações no Carnaval 2016, 1.119 somente na segunda-feira (8). Ao todo, foram removidos ao pátio da autarquia 1.030 veículos, 272 somente ontem. Até a manhã de hoje, o órgão realizou 1.154 abordagens durante as blitzes da Operação Lei Seca, com autuação de 247 motoristas (168 por ingestão de bebida alcoólica e 79 por outras infrações), apreensão de 156 carteiras de habilitação e remoção de veículos.O superintendente também alertou a população que utiliza os mototáxis. 

— Estamos também atuando na questão da legalidade do veículo, da permissão para conduzir a motocicleta e aqueles que não estão regulares estão sendo recolhidos ao pátio. É preciso muita cautela ao utilizar este tipo transporte que não é regulamentado na cidade já que muitos condutores não são sequer habilitados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.