Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quase 15 filhotes de tartaruga são resgatados em praia de Salvador

Animais estavam indo ao asfalto ao invés de seguir pela praia

Bahia|Do R7

Ação é parceria entre GCM e Tamar
Ação é parceria entre GCM e Tamar Ação é parceria entre GCM e Tamar

Apesar de não ser um dos principais pontos de desova de tartarugas marinhas na Bahia, Salvador tem registrado diversos casos na orla da capital. No último mês, segundo a GVM (Guarda Civil Municipal), foram resgatadas 14 filhotes da espécie cabeçuda que estavam desorientadas na areia, seguindo em direção ao asfalto, no bairro da Boca do Rio.

Ainda de acordo com o órgão, a espécie é dócil e constante alvo de predadores, estando, inclusive, ameaçadas de extinção. Uma parceria entre a GCM e o Projeto Tamar tem procurado reforçar a proteção da desova de tartarugas marinhas na área entre as praias de Itapuã e da Barra.

Leia mais notícias no R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Publicidade

Os ovos dos animais são resgatados por meio do GEPA (Grupo Especial de Proteção Ambiental). Os guardas auxiliam a identificação e ajudam as tartarugas marinhas que nascem e não conseguem ir para o mar. O supervisor do grupo, Robson Pires, afirma que a maioria das ligações com indicações de locais onde as tartarugas depositaram os ovos é feita pelos cidadãos. 

Ação ocorreu na praia da Boca do Rio
Ação ocorreu na praia da Boca do Rio Ação ocorreu na praia da Boca do Rio

Os ovos recolhidos pela GCM, através das equipes do GEPA, são entregues ao Projeto Tamar. O programa providencia um novo local protegido contra predadores. Para fazer a solicitação de recolhimento de ovos e resgates de tartarugas encontradas nas praias soteropolitanas, a população pode acionar a Guarda Civil através do telefone (71) 3202-5312.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.