Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bradesco compra HSBC no Brasil por US$5,2 bi, aproxima-se do Itaú Unibanco

Brasil|

Por Aluísio Alves e Guillermo Parra-Bernal

SÃO PAULO (Reuters) - O Bradesco anunciou nesta segunda-feira a compra da fragilizada unidade brasileira do HSBC por 5,2 bilhões de dólares (17,6 bilhões de reais) em dinheiro, reduzindo a distância para os líderes no país.

O acordo, que envolve o HSBC Bank Brasil Banco Múltiplo e HSBC Serviços e Participações, une o quarto e o sexto maiores bancos em ativos no país, e leva o Bradesco a 16 por cento de participação no sistema financeiro brasileiro, pouco atrás dos 16,2 por cento do Itaú Unibanco, líder privado no Brasil.

O Bradesco também assume a vice-liderança do mercado em número de correntistas (23,3 por cento do sistema), e em ativos sob gestão (15,7 por cento do sistema), segundo dados publicados pelo próprio banco sediado na Cidade de Deus (SP). Mas seguirá como quarto em volume de crédito (16,9 por cento do sistema) e em depósitos totais (13,8 por cento do total).

Publicidade

A operação amplia a presença do Bradesco nas regiões Sul e Sudeste do país, regiões que concentram três quartos das agências do HSBC no país.

O HSBC anunciou em junho interesse em se desfazer da unidade no Brasil, dentro da estratégia de reduzir ativos para melhorar a performance. A Reuters informou no mês passado que o Bradesco entrou em negociação exclusiva para compra do HSBC no país, superando rivais como Santander Brasil.

Publicidade

O venda vem após anos de fraco desempenho do HSBC no Brasil, onde amargou prejuízo líquido de 545,7 milhões de reais em 2014. Segundo o sindicato de empregados do setor bancário, o banco demitiu cerca de 800 funcionários no país no ano passado.

A venda, que ainda requer aprovação regulatória e foi selada em 31 de julho, pode ser concluída até junho de 2016.

Publicidade

O preço, sujeito a ajuste para refletir o valor líquido patrimonial e equivale a 1,8 vez o valor contábil, superou o esperado por analistas. A Reuters informara que o Bradesco oferecera pagar cerca de 12 bilhões de reais, 1,2 vez o valor contábil. O Bradesco é negociado por 1,5 vez o valor contábil.

O foco do HSBC Brasil em clientes de alta renda se encaixa no plano do Bradesco de elevar as vendas de serviços financeiros especializados para clientes de maior renda e grandes empresas.

"A aquisição possibilitará ganho de escala e otimização de plataformas, com aumento da cobertura nacional... além de reforçar sua presença no segmento de alta renda", disse o Bradesco em comunicado.

O Bradesco calculou que a transação lhe dará um ganho de otimização de 2,5 bilhões de reais, ou 5,5 por cento de ganho de escala, com base nos resultados esperados para o HSBC no Brasil em 2015, de lucro recorrente de 1,2 bilhão de reais.

"Considerando os investimentos para integrar as plataformas, o impacto da aquisição sobre a expectativa de lucro por ação será neutro em 2016 e positivo a partir de 2017", afirmou o Bradesco em apresentação enviada ao mercado.

Em termos de capitalização, o índice de Basileia do Bradesco cai dos atuais 16 para 13,5 por cento, ante mínimo regulatório exigido pelo Banco Central de 11 por cento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.