Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com queda das vendas de veículos, Dilma promete empenho para impulsionar indústria automotiva

Presidente esteve hoje na inauguração de uma fábrica da Jeep, em Pernambuco

Brasil|Diogo de Oliveira, do R7 em Goiana (PE)*

Dilma falou sobre a importância dos ajustes na economia
Dilma falou sobre a importância dos ajustes na economia Dilma falou sobre a importância dos ajustes na economia

A presidente Dilma Rousseff participou nesta terça-feira (28) da inauguração da fábrica da montadora de veículos Jeep, em Goiana (PE). Durante a cerimônia, ela admitiu as dificuldades que a economia brasileira passa, mas fez questão de ressaltar a importância da indústria automotiva no Brasil.

— [A fábrica] é algo que honra o nosso País e honra essa região. Nós sabemos que é uma planta com grande capacidade produtiva, condizente com as perspectivas do setor automobilístico e do nosso País. E eu falo isso não ignorando as dificuldades e a desaceleração que o Brasil passa por este momento, mas dentro da certeza do compromisso e do empenho do meu governo em trabalhar para aprimorar as bases, para garantir o crescimento da demanda, da produção e do desenvolvimento social e regional do País.

A mensagem da presidente vem em um momento difícil para as montadoras instaladas no Brasil. Há mais de uma década, o setor não enfrentava um primeiro trimestre tão ruim. Resultado disso reflete diretamente nos empregos: mais de 3.600 postos fechados desde o começo de 2015.

Queda nas vendas puxa onda de demissões nas montadoras de veículos do País

Publicidade

No discurso, Dilma falou sobre os ajustes na economia “não vão ofuscar o fato de que a indústria automotiva no Brasil hoje deu um passo à frente”.

— Ela está mais globalizada, com empresas provenientes de um número bem maior de países, cujos resultados serão cada vez mais importantes para suas matrizes. Nós queremos mais e essa planta faz parte desse querer mais. Nós também queremos ser, além de uma plataforma de produção, uma das principais bases de inovação da indústria automobilística mundial.

Publicidade

A presidente ainda destacou a refinaria de Abreu e Lima, da Petrobras — citada em diversos escândalos de corrupção, por suposto superfaturamento nas obras. Segundo ela, a refinaria vai permitir, junto com a fábrica da Jeep, a criação de um polo industrial em Pernambuco. 

*O jornalista Diogo de Oliveira viajou a convite da Jeep.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.