Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comissão da Câmara aprova texto que veta energia mais cara em horário de pico

Proposta ainda será analisada pelas comissões de Minas e Energia e de Constituição e Justiça

Brasil|Da Agência Câmara

Consumidor poderá receber desconto na conta se economizar nos horários de pico, de acordo com texto aprovado em comissão
Consumidor poderá receber desconto na conta se economizar nos horários de pico, de acordo com texto aprovado em comissão Consumidor poderá receber desconto na conta se economizar nos horários de pico, de acordo com texto aprovado em comissão

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou proposta que proíbe concessionárias de serviços de energia elétrica de aumentar o valor da tarifa em função do horário de consumo, geralmente nos momentos de pico.

O texto aprovado, por outro lado, autoriza essas concessionárias a concederem descontos tarifários e outros benefícios aos clientes que optarem pelo consumo fora dos horários de maior demanda por energia.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), para um projeto de lei do deputado Weliton Prado (PT-MG).

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Incentivo

Delgado concordou com as medidas previstas no projeto de lei original, mas optou por um novo texto apenas para, segundo ele, aperfeiçoá-lo “do ponto de vista da técnica legislativa”.

Publicidade

— Concordamos que é preferível incentivar a redução do consumo durante os horários de maior consumo, por meio de desconto na tarifa, a punir com majoração da tarifa aquele que não consegue economizar energia no chamado horário de pico, como pretendem algumas concessionárias.

Energia consumida

Publicidade

Por fim, a proposta impede as concessionárias do setor de adotarem a tarifa mínima, obrigando-as a cobrar unicamente pela energia efetivamente consumida.

— Essa cobrança significa que alguns consumidores pagam pela energia sem tê-la consumido, o que é inaceitável.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.