Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defesa de Dirceu contesta decisão de recolher passaporte dos condenados

Advogados querem votação no plenário do STF sobre o caso

Brasil|Carolina Martins, do R7, do Brasília

Defesa de condenados no mensalão querem votação em plenário sobre caso
Defesa de condenados no mensalão querem votação em plenário sobre caso Defesa de condenados no mensalão querem votação em plenário sobre caso

A defesa do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses no processo do mensalão, entrou com um agravo regimental no STF (Supremo Tribunal Federal) contestando a decisão do ministro relator, Joaquim Barbosa, de recolher os passaportes de todos os réus julgados culpados.

Os advogados do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e do ex-dirigente do Banco Rural, José Roberto Salgado, também assinaram petições, solicitando que a decisão seja revista em plenário, para que todos os ministros possam se manifestar sobre a necessidade de reter os passaportes. 

O ministro Joaquim Barbosa pediu os documentos porque percebeu que alguns condenados estavam deixando o Brasil rumo ao exterior na reta final do julgamento e outros estavam fazendo críticas às decisões do STF. 

No entanto, o advogado de Delúbio Soares contesta os argumentos do ministro. Celso Vilardi diz que a medida não pode valer para todos os condenados da mesma forma. 

Publicidade

— Meu cliente não viajou nem se manifestou em relação ao julgamento do Supremo. Eu impugnei porque ele não está nesses grupos apontados pelo ministro. 

A decisão de levar a questão para plenário é do ministro Joaquim Barbosa.

A expectativa dos advogados é de que ele apresente os recursos aos colegas durante a sessão do mensalão. No entanto, de acordo com a assessoria do STF, Barbosa pode tomar a decisão sozinho e negar os pedidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.