Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Duas fotos tiradas no mesmo local mostram auge e fracasso de Cunha

Em 590 dias, peemedebista passou de influente a solitário na Câmara

Brasil|Fernando Mellis, do R7

Da vitória à derrota: Cunha saiu cercado por seguranças e em meio a vaias
Da vitória à derrota: Cunha saiu cercado por seguranças e em meio a vaias Da vitória à derrota: Cunha saiu cercado por seguranças e em meio a vaias

Duas fotos tiradas no mesmo local em um intervalo de 590 dias mostram o auge e o fracasso de um político que já chegou a ser considerado um dos mais poderosos do País. Em 1º de fevereiro de 2015, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) aparece cercado de aliados após conquistar 267 votos e se tornar presidente da Câmara dos Deputados. Nesta segunda-feira (12), foi clicado também no plenário da Casa, mas sem nenhum dos colegas ao lado dele, apenas oposicionistas com cartazes e fotógrafos.

Antes de perder o mandato, na noite de ontem, o isolamento de Cunha já vinha sendo evidenciado. Exemplo disso foi a inexpressiva votação favorável a ele — foram apenas dez votos contra a cassação. O peemedebista falou aos colegas por cerca de meia hora. Depois, desceu junto aos outros deputados e ficou assistindo à sessão. Foi lá debaixo que ele viu o placar: 450 votos contra, 10 a favor e 9 abstenções

Em fevereiro do ano passado, deixou o plenário ovacionado. Ontem, saiu protegido pela Polícia Legislativa, em meio a vaias. O homem que um dia teve mais da metade da Câmara ao seu lado no momento da cassação não teve ninguém para confortá-lo.

Apenas dois aliados tiveram coragem de subir na tribuna e defender o peemedebista antes da votação: Carlos Marun (PMDB-MS) e Delegado Edson Moreira (PR-MG), que acabou se abstendo do voto. 

Publicidade

Alguns nomes que ganharam destaque no Conselho de Ética, ao travar discussões acaloradas em defesa de Cunha simplesmente não apareceram. Foi o caso de Vinicius Gurgel (PR-AP), que causou polêmica após ser envolvido em uma suspeita de falsificação de assinatura no colegiado.

Como votaram os aliados de Cunha em foto icônica de 2015

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.