O muralista Eduardo Kobra, 41 anos, desenha desde os oito anos de idade e a paixão pelas tintas e cores virou profissão ainda na adolescência. Hoje ele é um dos artistas brasileiros mais bem conceituados no planeta.
Seus murais gigantes e ultrarrealistas chamam a atenção em metrópoles mundo afora. Na Olímpiadas do Rio de Janeiro, o painel "Etnias", na região portuária, virou um dos point mais visitados e fotografados do evento.
Recentemente, ele esteve em Carrara, na Itália, e desenhou um David na mesma montanha de mármore de onde saiu a matéria-prima, um bloco de mármore de cinco metros, usado por Michelangelo na escultura famosa.
"Fiquei muito impressionado com a beleza e esplendor do lugar. É numa cidade perto de Massa e eu estava hospedado a uma hora de distância dessa montanha que tem mil metros de altitude. A dificuldade era chegar lá. Era uma estradinha bem difícil e perigosa. Antes de fazer o desenho eu fui até Florença para ver o David. Foram quatro dias de trabalho", disse Kobra.
O artista que cresceu no bairro do Campo Limpo, na zona Sul de São Paulo, contou ao R7 como funciona o seu processo de criação e as técnicas usadas nos seus principais trabalhos. Ele também falou das suas influências como Di Cavalcanti e o mestre Cândido Portinari. Na arte de rua, ele admira OsGemeos. Os grafiteiros Banksy (de Bristol no Reino Unido) e o Blu (de Bolonha na Itália) são duas referências internacionais para o Kobra. "O Banksy faz um trabalho simples, incrível e revolucionário. É também um mito porque, nessa era da tecnologia com todo mundo de celular e tirando fotos de tudo, ele consegue se manter uma figura anônima".
Eduardo Kobra está lançando o seu primeiro livro "Kobra" pela editora Arte Ensaio com as fotos e as histórias de murais feitos por ele, entre 2013 e 2016, no Brasil e no mundo.
No Brasil, um dos próximos projetos do Kobra é um mural em homenagem à Frida Khalo. A pintura será feita no Memorial de América Latina, na Barra Funda, a pedido do governo mexicano. Depois, ele segue para o México para fazer alguns murais por lá.