Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em mensagem ao Congresso, Dilma faz balanço positivo e pede 'parceria em favor da democracia' 

Presidente avaliou todas as áreas de sua gestão e reafirmou sucesso da política monetária

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Em mensagem enviada ao Congresso Nacional para marcar o início do ano legislativo, nesta segunda-feira (3), a presidente Dilma Rousseff fez um balanço positivo de sua gestão até agora, considerado os resultados eficientes e reafirmando metas para 2014. Segundo a presidente, o Congresso precisa atender os anseios da população. Ela pediu “parceria em favor da democracia”, entre o Executivo e o Legislativo, tanto nos assuntos políticos como nos econômicos.

— O combate à corrupção, assim com combate à inflação, exige compromisso de todos.

No discurso, lido pelo quarto-secretário da Mesa do Congresso, senador João Vicente Claudino (PTB-PI), Dilma ressaltou a expectativa de grandes eventos que serão realizados no País, como a Copa do Mundo, e os programas sociais de seu governo como destaques de sua gestão ao longo do último ano de seu mandato.

Na visão da presidente, o progresso do País é nítido e, na mensagem aos parlamentares, ela promete a continuidade de investimentos. Sobe a área econômica, setor bastante criticado pelos opositores do governo, Dilma reafirmou sua confiança.

Publicidade

— O Brasil é continuará sendo um dos mercados mais atraentes para o investidor externo. [...] Para 2014, novas concessões e investimentos estruturantes e os grandes eventos são oportunidades extraordinárias que o Brasil oferece.

A mensagem teve o intuito de combater os críticos que apontam a insegurança econômica no Brasil como um problema no mercado externo. Dilma comemorou as taxas “controladas” da inflação e deu sinais de que a postura do governo não vai mudar.

Publicidade

— Pelo décimo ano consecutivo a inflação está dentro da banda de meta estabelecida. Isso demonstra a consistência da política monetária.

Corrupção

Publicidade

Dilma não citou diretamente o julgamento do mensalão, mas afirmou que o governo não mede esforços para combater a corrupção. Ela garantiu que as políticas de sua gestão são baseadas na transparência e na eficiência das instituições de controle.

Ela voltou a pedir uma reforma política, fazendo referência à reivindicação das popuação, durante as manifestações populares que tomaram conta das ruas do País em 2013.

Programas sociais

A carta da presidente Dilma aos congressistas também fez um balanço positivos dos programas sociais do governo. Ela citou todas os projetos – Bolsa Família, Minha Casa, Minhas Vida, Mais Médicos – como esforços para acabar com a miséria no País.

Apesar de afirmar que os programas já fizeram muito pela população, Dilma promete incluir mais 500 mil famílias no programa do Bolsa Família, além de contratar 13 mil médicos para atender nas periferias e cidades do interior do País.

— Continuamos a intensificar os esforços para superar a pobreza extrema com programa como Bolsa família e Brasil Sem Miséria. [...] Segue em ritmo avançado o programa Minha Casa, Minha Vida.

A presidente também citou as ações na Educação, como a criação de mais vagas no Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e a lei de cotas sociais nas universidades públicas como formas de garantir o desenvolvimento do País.

Na mensagem, Dilma prometeu cumprir a meta, ainda em 2014, de incluir oito milhões de jovens e adultos no Pronatec.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.