Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-ministra do STF vai integrar comitê de governança da Petrobras

Órgão independente irá analisar denúncias na Petrobras; jurista alemão também está na lista

Brasil|Do R7

Ellen Gracie já foi presidente do STF
Ellen Gracie já foi presidente do STF Ellen Gracie já foi presidente do STF

A ex-ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Ellen Gracie Northfleet será uma das integrantes do Comitê Especial da Petrobras, anunciado na noite de terça-feira (23), que irá acompanhar investigações na estatal de forma independente.

O órgão terá três membros, sendo duas pessoas de fora da companhia, e ficará diretamente ligado ao Conselho de Administração.

Os nomes foram escolhidos pelos escritórios Trench, Rossi e Watanabe e Gibson, Dunn & Crutcher, responsáveis por investigações na Petrobras, que indicaram também o alemão Andreas Pohlmann para o comitê. O terceiro membro será o diretor de Governança, Risco e Conformidade, que está sendo recrutado no mercado.

Em nota, a companhia disse que a ministra aposentada, que exerceu o cargo de presidente do STF, é “reconhecida dentro e fora do Brasil por ser grande jurista com vasta experiência na análise de questões jurídicas complexas”.

Publicidade

O alemão Andreas Pohlmann é formado em direito pela Universidade Goethe, foi diretor de Governança da Siemens entre 2007 e 2010, além de ser sócio-fundador da Pohlmann & Company, consultoria especializada na área.

O comitê especial deverá aprovar planos de investigação, receber e analisar informações encaminhadas pelos escritórios, assegurar que investigações sejam feitas com independência, analisar, aprovar e viabilizar a implementação de recomendações, além de de comunicar e/ou autorizar escritórios a se comunicar com autoridades e agências reguladoras. Também será tarefa do novo órgão fechar relatórios conclusivos sobre apurações internas.

Publicidade

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.