Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Forças Armadas repudiam atos de violência após conflito em Roraima

Moradores de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, se revoltaram após um comerciante ter sido roubado e agredido supostamente por refugiados

Brasil|Juliana Moraes, do R7

Forças Armadas vão atuar em Pacaraima (RR)
Forças Armadas vão atuar em Pacaraima (RR) Forças Armadas vão atuar em Pacaraima (RR)

As Forças Armadas se manifestaram neste domingo (18) sobre a situação da cidade de Pacaraima, fronteira de Roraima com a Venezuela, após brasileiros e venezuelanos entraram em conflito neste sábado (18).

Em comunicado divulgado à imprensa, o Exército declarou que “as Forças Armadas vão continuar cumprindo sua missão na área de fronteira com a Operação Acolhida e a Operação Controle, tanto em ação humanitária quanto em prevenção e combate a ilícitos transfronteiriços” e que “repudiam atos de vandalismo e violência contra qualquer cidadão, independentemente de sua nacionalidade.”

No sábado, brasileiros agrediram venezuelanos na cidade de Pacaraima depois de um comerciante ter sido agredido, supostamente por venezuelanos, em um assalto na tarde de sexta-feira (17).

Centenas de pessoas foram expulsas de suas tendas depois de um grupo atirar pedras e até bombas caseiras contra os refugiados.

Publicidade

O presidente Michel Temer convocou uma reunião de emergência para avaliar a situação em Roraima.

Confira, na íntegra, a nota:

Publicidade

“Atuação das Forças Armadas em Pacaraima – RR

Durante o dia 18 de agosto, diante do descontentamento de moradores de Pacaraima sobre a presença de venezuelanos na cidade, ocorreram atos de violência, destruição de acampamentos em locais públicos e bloqueio da BR 174. Por questões de segurança, a Polícia Federal fechou o Posto de Identificação e Recepção e os imigrantes que estavam nesse local retornaram para a Venezuela. Representantes dos órgãos de segurança pública, Organismos Internacionais, Organizações Não Governamentais e entidades civis participaram de uma reunião na Base da Operação Acolhida, em Pacaraima, para definirem medidas a serem tomadas para o prosseguimento das ações. O Posto de Recepção e Identificação e o Posto de Triagem seguirão funcionando neste domingo.

As Forças Armadas vão continuar cumprindo sua missão na área de fronteira com a Operação Acolhida e a Operação Controle, tanto em ação humanitária quanto em prevenção e combate a ilícitos transfronteiriços. Trabalham em prol da sociedade brasileira e repudiam atos de vandalismo e violência contra qualquer cidadão, independentemente de sua nacionalidade.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.