Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo de SP vai pagar R$ 85 mil por pintura de José Serra

Administração argumenta que retrato feito por artista plástico vai compor galeria de ex-governadores do Estado no Palácio dos Bandeirantes

Brasil|Fernando Mellis, do R7

Serra foi governador de SP até 2010
Serra foi governador de SP até 2010 Serra foi governador de SP até 2010

Um contrato assinado no último dia 12 de março, durante a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) no governo de São Paulo, prevê que o Estado pague R$ 85 mil por uma pintura do ex-governador e hoje senador José Serra (PSDB) com dispensa de licitação.

O autor da obra será o artista plástico Gregório Gruber, um nome conhecido por retratar paisagens paulistanas.

Em parecer emitido em 8 de março, a Diretoria de Infraestrutura, subordinada à Secretaria de Governo, justifica não haver uma concorrência pública para a obra de arte. O argumento foi de que se tratava de "serviço altamente especializado".

O governo de São Paulo diz que "o contrato com Luiz Gregório Novaes para pintura da tela do ex-governador José Serra está amparado na Lei Federal Nº 8.666/1993, artigo 25, inciso III, que prevê inexigibilidade de licitação quando houver necessidade de aquisição de trabalho artístico fornecido por produtor exclusivo consagrado pela crítica com notória especialização".

Publicidade

"Gregório Gruber, como é conhecido no meio artístico, é filho do pintor Mário Gruber, autor de retratos de outros ex-governadores. Gregório dá continuidade e preserva o mesmo estilo estético das obras anteriores. O Palácio dos Bandeirantes é também uma Casa Museu, com exposições temporárias e permanentes, como é o caso das pinturas de ex-governadores, expostas ao público no primeiro andar. O quadro está pronto e será inaugurado nos próximos dias. O valor pago pela produção é compatível com o preço praticado no mercado", acrescenta nota enviada à reportagem.

Vale ressaltar que o quadro surge oito anos após Serra deixar o governo de São Paulo, em um momento de cortes dos gastos públicos estaduais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.