Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça diz que crimes praticados pela polícia contribuem para aumento de homicídios no Brasil

Amazonas, Rio, Pará e Amapá concentram as principais queixas contra agentes de segurança

Brasil|Do R7, em Brasília

Entre 8 e 13 de agosto, 32 pessoas foram baleadas para vingar morte de PM e de GCM na região da grande SP
Entre 8 e 13 de agosto, 32 pessoas foram baleadas para vingar morte de PM e de GCM na região da grande SP Entre 8 e 13 de agosto, 32 pessoas foram baleadas para vingar morte de PM e de GCM na região da grande SP

A ausência da polícia e a ocorrência de crimes de extorsão e agressão de agentes de segurança contra a população são apontados como um dos fatores de violência com reflexos na taxa de homicídios no Brasil. Dados do Dignóstico de Homicídios no Brasil divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Ministério da Justiça revelou que Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo são os Estados do País com o maior número de homicídios em números absolutos.

Segundo a Secretaria Nacional de Justiça, unidades da Federação com maiores contingentes de policiais podem não ser os mais seguros. Na região Nordeste, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia são os Estados com o maior número de vítimas de agressões e extorsões praticadas por policiais. Na região Sudeste, a incidência deste tipo de crime é maior no Rio de Janeiro onde 13,1% das pessoas entrevistadas alegaram terem sido vítima de crimes praticados por policiais.

Em geral, quando são comparados todos os estados, os que apresentaram índices preocupantes de ação criminosa da polícia foram o Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro e Pará. Rio Grande do Sul e Mato Grosso também têm índices preocupantes da ação policial com reflexos nas taxas de homicídio.

Programa que recupera dados apagados de celular ajudou polícia a descobrir suspeitos por chacina

Publicidade

Violência doméstica

A violência doméstica também é apontada como fator de aumento dos homicídios no Brasil, conforme o estudo divulgado pelo Ministério da Justiça. Ela é apontada como alta em Estados como Pará, Goiás, Espírito Santo e Acre. E baixa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Publicidade

Leia mais notícias do Brasil no R7

R7 Play: Assista a Record quando e onde quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.