Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lanchonetes e estacionamento são principais críticas aos aeroportos

Relatório divulgado pelo Ministério dos Transportes aponta dados sobre a qualidade dos serviços prestados nos aeroportos do país

Brasil|Giuliana Saringer, do R7

Pesquisa se refere ao primeiro trimestre de 2018
Pesquisa se refere ao primeiro trimestre de 2018 Pesquisa se refere ao primeiro trimestre de 2018

O custo-benefício das lanchonetes em aeroportos brasileiros é a maior reclamação dos passageiros, com nota 2,85, segundo o Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos do 1º Trimestre de 2018. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. 

O custo-benefício dos estacionamentos também foi um item mal avaliado pelos passageiros (3,06), embora a maioria deles considerem as instalações boas (4,09).

Considerando os itens referentes à infraestrutura dos aeroportos, a cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança recebeu a nota mais alta dos passageiros (4,54). As maiores reclamações se referem a disponibilidade de tomadas (3,82) e qualidade da internet (3,27).

Qualidade dos aeroportos

Publicidade

A maior parte dos passageiros (87%) considera os 20 aeroportos avaliados como bons (4) ou muito bons (5). A média de satisfação geral foi de 4,30.

Houve um empate para decidir qual o melhor aeroporto do país: Curitiba (PR), administrado pela Infraero, e Campinas (SP), gerido pelo consórcio Aeroportos Brasil Viracopos, ambos com nota 4,63. Em seguida, aparece o aeroporto de Confins (MG), com 4,62.

Publicidade

Os únicos terminais que ficaram com nota abaixo da meta foram o de Florianópolis (SC) e Vitória (ES), com notas 3,58 e 3,8, respectivamente.

Metodologia da pesquisa

Publicidade

Foram entrevistados 19.473 passageiros de embarque e desembarque, que responderam um formulário presencial. Era necessário avaliar cada um dos serviços apontados com uma nota de 1 a 5, sendo 1 muito ruim e 5 muito bom.

As perguntas formuladas no questionário contemplam os indicadores da pesquisa agrupados tematicamente, além de dados para composição do perfil dos entrevistados. Ao fim do questionário, o passageiro ainda avaliou sua satisfação geral com o aeroporto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.