Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Milhares de manifestantes protestam em Beirute contra líderes políticos

Brasil|

Por Sylvia Westall

BEIRUTE (Reuters) - Milhares de manifestantes agitando bandeiras libanesas se reuniam em Beirute no sábado para uma grande marcha contra líderes políticos que eles classificam como incompetentes e corruptos.

Protestos semelhantes atraíram milhares para as ruas antes de se tornarem violentos último fim de semana. O primeiro-ministro Tammam Salam ameaçou renunciar, um movimento que poderia levar o país a aprofundar a turbulência política.

Os manifestantes, incluindo famílias e pessoas de todas as idades, caminhavam, tocavam música e cantavam enquanto iam rumo à praça Martyrs. As forças de segurança instalaram barricadas adicionais e arame farpado.

Publicidade

A campanha "Você fede" foi mobilizada de forma independente dos grandes partidos sectários que dominam a política do Líbano depois que o governo não conseguiu resolver uma crise na coleta do lixo, deixando pilhas de lixo apodrecendo no sol do verão.

Para os manifestantes, os montes de lixo refletem as falhas de um estado que eles dizem ser podre de corrupção.

Publicidade

A Anistia Internacional disse no sábado que o Líbano deve investigar as alegações de que o pessoal de segurança usou força excessiva para dispersar manifestantes em Beirute na semana passada, pedindo moderação à frente do novo protesto.

Organizadores do protesto culparam a violência da semana passada a "infiltrados" ligados a movimentos políticos. As forças de segurança na semana passada dispararam canhões de água e gás lacrimogêneo contra os manifestantes, alguns dos quais jogaram pedras e paus contra a polícia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.