Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nível de reservatórios sobe e governo estuda desligar termelétricas

Decisão será tomada na próxima semana em reunião do comitê que monitora o setor elétrico

Brasil|Do R7

Com a subida dos níveis nos reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste, que atingiram no final do mês de abril 63% de sua capacidade, o Ministério de Minas e energia estuda a possibilidade de desligar algumas das usinas termelétricas que estão operando atualmente no País.

A informação foi confirmada ao R7 pela assessoria técnica da pasta. A decisão final sobre o desligamento dessas usinas será tomada na próxima quinta-feira (9), em reunião do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico).

A tendência, de acordo com o corpo técnico do ministério, é de que sejam desligadas as usinas “mais caras”, que são movidas a óleo. A assessoria não soube especificar quais seriam e disse que a escolha será feita com base em dados que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) apresentará na reunião.

Brasil tem urânio para abastecer usinas nucleares por mais de 800 anos

Publicidade

Leia mais notícias no R7

Conheça as principais usinas de energia do Brasil

Publicidade

Com o período de seca e o baixo nível dos reservatórios, todas as usinas termelétricas do Brasil estão funcionando desde outubro de 2012. No final do mês de abril, elas eram responsáveis por cerca de 20% da energia produzida no País.

As termelétricas, além de mais poluentes, encarecem o preço da energia para a população, por conta do valor pago pelo governo para abastecê-las com carvão, óleo ou gás — combustíveis que utilizam.

Publicidade

Níveis dos reservatórios

Segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), com as chuvas dos últimos dois meses os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste atingiram 62,4% de sua capacidade.

Essas represas são responsáveis pela geração de 70% da energia que abastece o País.

No Nordeste, segundo sistema mais importante do País, os reservatórios apresentam no final do período de chuva uma situação mais delicada, com o nível de suas represas na casa de 48,8%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.