Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF cumpre mandados em nova operação contra desvios de recursos da Lei Rouanet

Investigações apontam fraudes de R$ 25 milhões em lei de incentivo à cultura

Brasil|Do R7

Agente durante operação Boca Livre em junho deste ano
Agente durante operação Boca Livre em junho deste ano Agente durante operação Boca Livre em junho deste ano

Policiais federais estão nas ruas em dez cidades de São Paulo e do Paraná na manhã desta quinta-feira (27) em uma nova operação contra desvios de recursos captados por meio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura. Os agentes cumprem 29 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Criminal de São Paulo.

A Operação Boca Livre S/A é um desdobramento da operação Boca Livre, que identificou, em junho, uso de recursos da Lei Rouanet para custear até festa de casamento. Os desvios chegam a R$ 25 milhões, de acordo com a Polícia Federal.

Os mandados são cumpridos nas cidades paulistas de Barueri, Campinas, Cerquilho, Jundiaí, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo e Várzea Paulista, e também em Curitiba (PR).

Em junho, as investigações identificaram uma quadrlha que agiu junto ao Ministério da Cultura durante quase 20 anos. A Lei Rouanet permite que projetos autorizados pelo ministério procurem patrocínio de empresas. Os recursos são abatidos do Imposto de Renda de quem concede a verba.

Publicidade

Segundo a PF, os investigados serão indiciados por estelionato contra União. As penas para esse crime podem variar entre 1 e 6 anos de prisão.

'Boca livre que nós pagamos', diz Moraes sobre casamento bancado com Lei Rouanet

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.