Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PMDB forma maior bloco da Câmara e terá principais cargos da Mesa Diretora

PT encabeça o segundo maior bloco e poderá indicar nomes para quatro cargos

Brasil|Do R7, com Agência Câmara

Deputados eleitos tomam posse para o mandato 2015 - 2018 neste domingo (1º)
Deputados eleitos tomam posse para o mandato 2015 - 2018 neste domingo (1º) Deputados eleitos tomam posse para o mandato 2015 - 2018 neste domingo (1º)

Três grandes blocos partidários foram criados na Câmara dos Deputados hora antes da eleição para escolher o presidente da Casa. O PMDB, maior partido da base aliada ao governo, encabeça o maior bloco, que conta com outros 13 partidos. Ao todo são 214 parlamentares do PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PMN, PRP, PEN, PSDC e PRTB, que apoiam a candidatura de deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para presidente da Câmara.

Além do presidente, outros 11 cargos compõem a Mesa Diretora da Casa, que são escolhidos em ordem, obedecendo a proporcionalidade dos partidos e blocos partidários. Assim, o partido ou bloco parlamentar com o maior número de deputados eleitos tem direito a escolher o cargo mais desejado pela legenda.

Ao todo, serão escolhidos dois vice-presidentes, quatro secretários e igual número de suplentes.​

Como o bloco do PMDB reúne o maior número de parlamentares, terá direito a fazer cinco escolhas: o primeiro vice-presidente, o primeiro e o quarto secretário, e as primeira e quarta suplências.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

O PT encabeça o segundo maior bloco, formador por 160 deputados do PSD, PR, Pros e PCdoB. Os partidos apoiam a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) para a presidência e serão os responsáveis pela escolha de três cargos: o segundo vice-presidente, o segundo secretário e a segunda suplência.

Publicidade

Com salário de R$ 33,7 mil, deputados tomam posse e renovam mais de um terço da Câmara

Representando a oposição, os PSDB formou o terceiro maior bloco da Câmara, reunindo 106 deputados do PSB, PPS e PV. O bloco apoia o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) para a presidente da Casa e poderá fazer indicações para a terceira secretária e para a terceira suplência.

Publicidade

Isolados

Como já acabou o prazo de inscrição dos blocos, cinco partidos ficaram isolados na Câmara dos Deputados, sem participar de nenhum grupo: o PDT, que tem 20 deputados; o PSOL, com cinco parlamentares; o PTC, com dois; o PSL e o PTdoB, cada um com um representante.

PT e PMDB mantêm maioria, mas perdem cadeiras na Câmara. Veja como vão ficar as bancadas

Dessa forma, os partidos não terão direito a fazer nenhuma escolha na composição da Mesa Diretora, mas podem lançar candidatos à presidência da Casa – único cargo que permite o lançamento de qualquer candidatura, independentemente da proporcionalidade.

Dos partidos isolados, somente o PSOL tem candidatura própria. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), entrou na disputa uma semana antes da eleição e não tem apoio oficial de nenhum outro partido.

A eleição para a Mesa Diretora está marcada para às 18h deste domingo (1º).​

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.