Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara será denunciado na Lava Jato

No relatório, a Polícia Federal recomenda o afastamento de Arthur Lira do cargo

Brasil|

Lira é presidente da CCJ, uma das mais importantes comissões da Câmara dos Deputados
Lira é presidente da CCJ, uma das mais importantes comissões da Câmara dos Deputados Lira é presidente da CCJ, uma das mais importantes comissões da Câmara dos Deputados

A Polícia Federal sugeriu o afastamento do deputado Arthur Lira (PP-AL) do comando da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara no relatório que apontou envolvimento dele no esquema de corrupção da Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato.

A denúncia deve ser encaminhada nesta quarta-feira (2), pelo Ministério Público Federal ao STF (Supremo Tribunal Federal). Os procuradores podem manter ou não a sugestão da PF para que Lira seja afastado do comando da CCJ.

O relatório da PF conclui que há indício de cometimento de crime por ele e pelo pai, o senador Benedito de Lira (PP-AL). Segundo o relatório, ambos teriam recebido vantagens indevidas por obras executadas pela Petrobras por meio de doações oficiais de campanha e pagamento de dívidas eleitorais. A denúncia é de corrupção passiva.

Uma parte do relatório incluindo a recomendação do deputado da CCJ está sob segredo de Justiça porque contém informações da delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC.

Publicidade

Arthur de Lira foi eleito em março de 2014 para comandar a principal comissão temática da Câmara pela qual passam todos os projetos que serão discutidos na casa. Na época, ele já era alvo da Lava Jato e acusado de agredir a mulher. O afastamento da CCJ seria necessário porque ele teria usado o cargo para praticar atos ilícitos.

Leia mais notícias de Brasil

Perdeu algum programa da Record? Reveja no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.