Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Redação do Enem com apoio à tortura terá nota zero

Prova será no dia 5/11; redação deve respeitar os Direitos Humanos

Brasil|Juca Guimarães, do R7 com Agência Brasil

Texto incitando a violência e o desrespeito vai tirar nota zero
Texto incitando a violência e o desrespeito vai tirar nota zero Texto incitando a violência e o desrespeito vai tirar nota zero

Segundo a "Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017", divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) o aluno que escrever na redação algum tipo de manifestações de defesa de tortura, mutilação, execução sumária ou qualquer forma de “justiça com as próprias mãos” vai tirar nota zero.

A pontuação na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é importante no processo de seleção das faculdades públicas e particulares. A ideia do Inep com essa regra é banir ideias avaliadas como contrárias aos direitos humanos.

Desse modo, também vai receber nota zero textos com incitação a qualquer tipo de violência motivada por questões de raça, etnia, gênero, credo, condição física, origem geográfica ou socioeconômica e a explicitação de qualquer forma de discurso de ódio voltado contra grupos sociais específicos.

A regra que obriga os estudantes a respeitarem os Direitos Humanos no texto para o Enem existe desde 2013. No ano passado, o tema da redação foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil".

Publicidade

Como é a redação

A prova de redação, que será aplicada no dia 5 de novembro, exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

O candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema proposto, a chamada intervenção, respeitando os direitos humanos Também deve ser apresentada uma referência textual sobre o tema.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.