Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Relatório do impeachment será lido hoje em plenário

Parecer de Antonio Anastasia foi aprovado em comissão especial na última sexta-feira

Brasil|Da Agência Brasil

Senado deve votar afastamento de Dilma na quarta ou na quinta
Senado deve votar afastamento de Dilma na quarta ou na quinta Senado deve votar afastamento de Dilma na quarta ou na quinta

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), faz nesta segunda-feira (9) a leitura no plenário do resultado da votação do parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), favorável à abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. O parecer foi aprovado sexta-feira (6) pela Comissão Especial do Impeachment no Senado por 15 votos a favor e 5 contrários. Com a leitura hoje, começa a contar o prazo de 48 horas para que o parecer seja votado no plenário.

Assim, a sessão para discussão do relatório começará quarta-feira (11), mas a previsão é de que a votação só ocorra na quinta (12) porque, se os senadores quiserem, o presidente poderá suspender a sessão na quarta-feira à noite e retomá-la no dia seguinte de manhã.

O tempo estimado apenas para a fase de discursos dos senadores é de 20 horas, mas o plenário ainda deve discutir questões de ordem que serão apresentadas pela base governista e o encaminhamento dos líderes. A previsão é que a votação ocorra pelo painel eletrônico, sem a chamada nominal que houve na votação da Câmara.

Para iniciar a sessão, são necessários mais da metade dos senadores (41 de 81). Para aprovação, o quórum mínimo é de mais da metade dos presentes.

Publicidade

Se o parecer for aprovado em plenário, a presidenta será afastada imediatamente do cargo por 180 dia e o vice-presidente Michel Temer assumirá o cargo. Se for rejeitado, o processo será arquivado.

Nos últimos dias de poder, Dilma faz maratona de inaugurações e desengaveta medidas sociais

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.