Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senado aprova mudanças na carreira de delegado da Polícia Federal

Agentes e peritos presentes no plenário protestaram contra a aprovação da medida

Brasil|Do R7, em Brasília

Somente delegado de classe especial poderá ser diretor-geral da PF
Somente delegado de classe especial poderá ser diretor-geral da PF Somente delegado de classe especial poderá ser diretor-geral da PF

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (11), a MP (Medida Provisória) 657, que altera as regras na carreira de delegado da PF (Polícia Federal). A medida, proposta pela presidente Dilma Rousseff, estabelece que o cargo de diretor-geral, nomeado pelo Presidente da República, somente pode ser ocupado por delegado da PF que integre a classe especial.

A proposta enfrentou resistência dos agentes, escrivães e peritos da PF, que se sentem desprestigiados e alegam que a medida favorece delegados em detrimento de outras carreiras da Polícia Federal.

O texto foi inclusive motivo de greve da corporação em outubro deste ano. Entre outras reivindicações, os agentes pediam modificações na MP para acabar com a exclusividade do cargo de direção para delegados. Durante a negociação para o fim da greve, às vésperas do segundo turno das eleições, o governo se comprometeu a rever a proposta.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Mas a MP foi aprovada na Câmara no início deste mês e, agora, com a aprovação no Senado já pode virar lei.

Policias que acompanhavam a votação na galeria do plenário do Senado se manifestaram após o resultado da votação. Delegados aplaudiram a medida, mas agentes e peritos protestaram.

Publicidade

Mudanças

O texto também estabelece que o ingresso no cargo de delegados da PF será feito mediante concurso público, exclusivamente para graduados em Direito e com três anos de experiência em atividade jurídica ou policial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.