Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump sobe nas pesquisas antes do primeiro debate entre candidatos republicanos

Brasil|

Por James Oliphant

WASHINGTON (Reuters) - Alguns republicanos alegremente roteirizaram o obituário político de Donald Trump depois de seus comentários mordazes sobre o serviço militar do senador John McCain, no início deste mês, na expectativa de que sua campanha presidencial finalmente tivesse começado a implodir.

As previsões de sua morte política eram aparentemente prematuras. Em vez disso, Trump está ganhando força antes do primeiro debate republicano na próxima semana, revelou uma nova pesquisa de opinião Reuters/Ipsos.

A pesquisa mostra Trump com maior apoio ainda em nível nacional, já que quase um quarto dos republicanos entrevistados disseram que ele seria a sua opção como candidato presidencial do partido em 2016. Ele abriu uma vantagem de dois dígitos sobre seu rival mais próximo, o ex-governador da Flórida Jeb Bush, que está com 12 por cento.

Publicidade

"Estou orgulhoso de estar em primeiro lugar por uma margem tão ampla em outra pesquisa nacional", disse Trump em um comunicado à Reuters.

Trump subiu desde que sofreu uma ligeira queda na esteira do furor sobre McCain. A pesquisa contínua durante cinco dias mostrou o magnata do setor imobiliário e estrela de reality show com 15 por cento de apoio entre os republicanos na sexta-feira, subindo para 24,9 por cento na terça.

Publicidade

"Ele não vai embora", disse Steve Duprey, um membro do Comitê Nacional Republicano do Estado de New Hampshire e ex-assessor de McCain. "Há pessoas que pensam que a sua candidatura é algo momentâneo, mas eu acho que subestimam seu apelo."

Parece certo que Trump estará no palco na próxima semana em Cleveland para um debate patrocinado pela Fox News, que utilizará pesquisas nacionais para escolher 10 dos 17 candidatos republicanos que participarão.

Publicidade

Mas, talvez, a maior preocupação para os republicanos na pesquisa Reuters/Ipsos é que, se Trump se candidatasse como independente na eleição geral, tiraria apoio aos republicanos, o que permitiria uma eleição tranquila para o candidato democrata, que possivelmente será Hillary Clinton.

(Reportagem adicional de Steve Holland)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.