Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vice-ministro de Finanças diz que China manterá política fiscal proativa

Brasil|

XANGAI (Reuters) - O vice-ministro de Finanças da China, Zhu Guangyao, afirmou que a política fiscal do país continuará proativa no futuro, mas acrescentou que a pressão deflacionária não é tão intensa quanto na Europa.

Ele deu as declarações na abertura da Conferência Chinesa Consultiva Política do Povo, um órgão consultivo do Parlamento do país.

O Ministério das Finanças está avançando com reformas fiscais em uma tentativa de lidar com a causa das dívidas de governos locais que chegam a mais de 3 trilhões de dólares.

Li Daokui, ex-conselheiro do comitê de política monetária do banco central no mesmo evento, disse a repórteres que as pressões deflacionárias não são muito grandes, e que a pressão de baixa não é a "questão mais importante".

Publicidade

"A principal questão é se podemos encontrar novos bons pontos de crescimento através de reformas neste ano que possam ser sustentadas", disse Li.

A economia cresceu 7,4 por cento em 2014, ritmo mais lento em 24 anos. Na abertura da reunião anual do Parlamento na quinta-feira, o primeiro-ministro, Li Keqiang, deve reduzir a meta de crescimento deste ano para cerca de 7 por cento, contra 7,5 por cento em 2014.

Publicidade

O banco central cortou a taxa de juros no sábado, antes da reunião do Parlamento, no mais recente esforço para sustentar a economia.

Zhu disse também que o governo ainda está estudando a implementação de um imposto sobre propriedades, visto como uma potencial maneira de tornar os endividados governos locais menos dependentes de vendas de terras para conseguir receitas.

Publicidade

Ele disse também que o Banco Asiático para Investimento em Infraestrutura, a alternativa planejada por Pequim para outros bancos globais de infraestrutura como o Banco Asiático de Desenvolvimento e o Fundo Monetário Internacional (FMI), definitivamente será estabelecido neste ano.

(Reportagem de Pete Sweeney)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.