Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Você concorda que o Estado interfira na educação do seu filho?

Aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente, Lei da Palmada vai completar um ano

Brasil|Do R7

Você é a favor de o Estado interferir na educação do seu filho? Vote
Você é a favor de o Estado interferir na educação do seu filho? Vote Você é a favor de o Estado interferir na educação do seu filho? Vote

Você mal deve se lembrar, mas a Lei da Palmada completa um ano em junho. Pelo texto aprovado pelo Congresso e sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 27 de junho de 2014, pais ou responsáveis estão proibidos de aplicar castigo físico e tratamento cruel ou degradante na educação do próprio filho.

A lei define castigo físico como qualquer "ação punitiva ou disciplinar aplicada com emprego de força física que resulte em sofrimento físico ou lesão". O tratamento cruel ou degradante nada mais é, segundo o texto sancionado, que "humilhe, ameace gravemente ou ridicularize" crianças e adolescentes.

A punição para os pais ou responsáveis que agredirem os filhos é a inclusão em "programa oficial ou comunitário de proteção à família; [...] tratamento psicológico ou psiquiátrico; [...] cursos ou programas de orientação; [...] obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado; e advertência".

Leia mais notícias de Brasil e Política

Quem define a punição é o "Conselho Tutelar, sem prejuízo de outras providências legais". E você? Qual sua opinião sobre a Lei da Palmada e outras leis que interferem diretamente na educação do seu filho? Participe!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.