Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com baixo estoque, Saúde do DF restringe uso da Pfizer infantil

Crianças de 5 a 11 anos com imunossupressão ou a partir de 5 anos com comorbidades ou deficiência terão prioridade na aplicação

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Imunizante da Pfizer será destinado a crianças com comorbidades ou deficiência
Imunizante da Pfizer será destinado a crianças com comorbidades ou deficiência Imunizante da Pfizer será destinado a crianças com comorbidades ou deficiência

Diante do estoque reduzido de doses da vacina pediátrica da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai priorizar a aplicação desse imunizante em crianças de 5 a 11 com imunossupressão. A medida também vale para quem tem a partir de 5 anos e possui alguma comorbidade ou deficiência. A mudança na orientação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (24).

"Como a disponibilidade é baixa, os imunizantes podem acabar antes de encerrar o horário de atendimento das unidades básicas de saúde (UBSs). No entanto, havendo fila de espera e no caso de o estoque estar esgotando, os pais serão avisados", diz nota da Saúde.

"No momento, a vacina da Pfizer está sendo destinada às prioridades, devido ao baixo estoque desta vacina. As crianças desta faixa etária que não forem vacinadas terão que aguardar novas remessas da vacina Pfizer. Os pontos estão sendo abastecidos com a Coronavac para suprir a demanda que não é prioritária", informou a secretaria de Saúde.

Na Rede de Frios, o estoque de 16,3 mil doses entregues ao Distrito Federal pelo Ministério da Saúde está zerado. Restam apenas os frascos já distribuídos aos postos de saúde. Mais cedo, pais relataram filas em unidades de saúde do Cruzeiro e da Vila Rabelo, por exemplo.

Publicidade

Nova remessa

Ainda nesta manhã, o Ministério da Saúde anunciou o desembarque no Brasil do terceiro lote de vacinas pediátricas. A remessa de 1,8 milhão de doses chegou a São Paulo por volta das 7h30 e será distribuída aos estados. A Secretaria de Saúde do DF ainda não informou a previsão de chegada dessas doses à capital federal.

CoronaVac para jovens

Leia também

Enquanto o estoque não é reabastecido, as demais crianças a partir dos 6 anos, sem quadro de imunossupressão ou comorbidade, podem ser vacinadas com a CoronaVac. O uso do imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na semana passada.

Os frascos já adquiridos pelo Ministério da Saúde e entregues aos estados podem ser usados para vacinar as crianças, inclusive com a mesma dosagem ministrada nos adultos. Jovens até 17 anos podem tomar a CoronaVac. A Rede de Frios do DF possui mais de 500 unidades desse imunizante em estoque. Quem tem a partir de 12 anos também pode tomar a dose adulta da Pfizer.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.