Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19: DF completará cobertura de 100% da D1 até dezembro

Secretaria de Saúde espera receber novas doses da vacina da Pfizer para seguir com vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Mais da metade da população do DF já completou a imunização
Mais da metade da população do DF já completou a imunização Mais da metade da população do DF já completou a imunização

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal quer vacinar 100% da população com a primeira dose de vacina anti-Covid até o fim de dezembro. De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde da Pasta, Divino Valero, até o momento a capital tem 86,29% da população acima de 12 anos vacinada com a D1, e 54,94% com as duas doses ou a dose única da Jansen.

“Isso me deixa otimista e faz com que a gente acredite que, até o fim do ano, [a população esteja vacinada] com certeza com a primeira dose, e boa parte, também, com a segunda dose. E o intervalo pequeno [entre os vacinados com a D1 e a D2] será em função da temporalidade de aplicação das vacinas. Estaremos com a imunidade de rebanho”, afirmou o subsecretário em coletiva de imprensa.

Leia também

Ao todo, desde janeiro, quando começou a imunizar a população, o DF já aplicou 3.695.068, sendo 2.225.023 de D1, 1.358.527 de D2, 58.014 da dose única da Jansen e 46.768 doses de reforço para idosos e trabalhadores da saúde, além de 6.736 doses adicionais para imunossuprimidos. De acordo com o secretário de Saúde, o general de exército Manoel Luiz Pafiadache, a procura nos postos de vacinação tem sido boa.

D2 e vacinação de adolescentes

Publicidade

A secretaria também espera receber novas doses do imunizante da Pfizer para seguir com a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos a partir de sexta-feira (15). O GDF não tem mais doses reservadas a esse público estocadas na rede fria, mas ainda há vacinas nos postos de vacinação. Na segunda-feira (11), a capital recebeu 4.950 ampolas da Pfizer destinadas à segunda dose e outras 250 para a dose de reforço, para aplicação em indígenas que estão na região.

De acordo com Valero, a demora do Ministério da Saúde na entrega de vacinas para adolescentes levou o governo a aplicar quase todas as doses disponíveis. “Agora de manhã, tivemos a confirmação de que amanhã o ministério vai colocar em pauta as doses para adolescentes. Muito provavelmente receberemos essas doses ainda neste fim de semana e, no início da semana que vem, teremos condições de retomar a vacinação desse grupo e concluirmos o mais rápido o possível. Nos faltam exatamente 82 mil doses, e o Ministério da Saúde se comprometeu a mandar essas doses a partir de amanhã, sexta-feira (15)”, explicou.

Publicidade

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos, pediu a quem tem mais de 30 anos e já tomou a D1 que fique atento aos anúncios de antecipação da Secretaria de Saúde. “Fazemos o apelo a quem está apto a receber a segunda dose com antecipação que procure o ponto de vacina. Só com as duas doses a pessoa é considerada imunizada. É a vacina que reduz o agravamento da doença e os óbitos”, destacou.

Trabalhadores da Saúde

Publicidade

Fabiano dos Anjos também ressaltou que os trabalhadores da Saúde vacinados em 15 de abril poderão receber a dose de reforço a partir desta sexta-feira (15). “A estimativa é que 6 mil profissionais estejam aptos. A vacinação ocorrerá nos hospitais públicos e UBSs. Quem for da rede privada receberá a dose de reforço nas unidades básicas de saúde disponibilizadas no site da secretaria”, lembrou.

Os profissionais que tiverem direito à dose de reforço deverão apresentar a caderneta de vacinação, ou informações do ConecteSUS, e um documento que comprove vínculo de trabalho com a a área de saúde. “Pode ser crachá, contracheque, carteira de trabalho, declaração do empregador ou carteira do conselho profissional”, detalhou Fabiano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.