Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputados do PL protestam contra Lula no plenário: 'Fora ladrão'

Em cerimônia de posse na Câmara, deputados do partido prometem forte oposição ao governo do presidente Lula

Brasília|Do R7, em Brasília

Deputados do PL protestam contra Lula no plenário
Deputados do PL protestam contra Lula no plenário Deputados do PL protestam contra Lula no plenário

Os deputados federais do PL que tomaram posse nesta quarta-feira (1º) posaram para fotos no plenário da Câmara exibindo placas de protesto contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o contra o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Nas mensagens, é possível ler as frases: "Fora ladrão" e "Pacheco não".

As fotos também foram compartilhadas nas redes sociais pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Além dele, aparecem nas imagens os deputados Nikolas Ferreira (MG), Carla Zambelli (SP), Capitão Alden (BA), Hélio Lopes (RJ) e Rodolfo Nogueira (MS). O protesto ocorre antes da eleição da Mesa Diretora da Câmara.

"Vivemos tempos estranhos, mas a quadrilha do PT terá a maior oposição que já se viu", disse o deputado Eduardo Bolsonaro. Segundo o deputado Evair de Melo (PP-ES), os acordos em torno de quem vai liderar a oposição estão em andamento. O parlamentar é um dos candidatos. Também se puseram à disposição Carla Zambeli, Eduardo Bolsonaro e Carlos Jordy.

"Diferente da oposição feira pelo PT, teremos uma agenda legislativa. Não será apenas obstruir. Será uma oposição organizada, programática", afirma Evair.

Publicidade

O Congresso Nacional começa a nova legislatura com um perfil mais conservador, sobretudo em razão da eleição de maioria de representantes de direita e centro-direita. A configuração deve dificultar a articulação do presidente Lula, que, mesmo negociando cargos para atrair apoio, inicia o governo em meio à necessidade de enfrentar uma oposição numerosa.

Ainda que derrotado na disputa presidencial, o PL nunca esteve tão forte no Legislativo. São 99 deputados e 13 senadores da legenda, um incremento de 30% na Câmara e de 8% no Senado em comparação à legislatura anterior. Somado aos outros partidos mais conservadores, o governo Lula deve encontrar uma oposição formada por 231 deputados e 33 senadores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.