Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-prefeito de BH Alexandre Kalil anuncia aliança com Lula 

Kalil renunciou ao cargo no mês passado para concorrer ao governo de Minas Gerais

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil
Ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil Ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil

O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta quinta-feira (19) aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano. O anúncio foi confirmado pelas redes sociais. Kalil renunciou ao cargo de prefeito no mês passado para concorrer ao governo de Minas Gerais.

Inicialmente a ideia é que a chapa do PSD fosse com candidatos a governador e vice do mesmo partido. No entanto, o presidente da Assembleia Legistaiva de Minas Gerais, Agostinho Patrus (PSD-MG), que seria vice de Kalil, abriu mão do posto para facilitar a aliança entre os dois partidos. Com isso, o candidato a vice-governador deve ser do PT.

A decisão aconteceu em acordo entre os dois políticos, na segunda-feira (16), após reunião entre o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e Lula, para tratar sobre o acordo entre as legendas. O PT estaria cobrando presença na chapa, tendo como opção a vaga ao Senado ou ao lado de Kalil na disputa pelo Governo Estadual. Como o PSD pretende garantir o presidente estadual do diretório na disputa pelo Senado, optaram pela vaga de vice.

A ideia é que o posto seja preenchido por um nome da base petista, em troca do apoio de Lula à candidatura de Kalil ao governo de Minas. Entre os cotados, estão os deputados André Quintão e Reginaldo Lopes.

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (16), mostra Kalil com empate técnico com atual governador Romeu Zema (Novo) apenas quando o nome do ex-prefeito é citado com apoio do ex-presidente Lula.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.