Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fachin diz que TSE teme violência durante as eleições

Magistrado destacou que estão em curso reuniões com órgãos de segurança para criar estratégias de segurança

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Ministro Edson Fachin assumiu nesta semana a presidência do TSE.
Ministro Edson Fachin assumiu nesta semana a presidência do TSE. Ministro Edson Fachin assumiu nesta semana a presidência do TSE.

O ministro Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirmou que a Corte teme atos de violência durante as eleições deste ano. De acordo com o magistrado, a votação segura é o principal lema de sua gestão à frente da Corte, que se estende até agosto deste ano, prazo para que candidatos apresentem registro de candidatura.

De acordo com Fachin, uma série de reuniões estão agendadas nesta semana e em março com órgãos de segurança pública e autoridades para tratar do tema. Na última eleição, o presidente Jair Bolsonaro sofreu um ataque a faca durante a campanha eleitoral e, nesta terça-feira (23), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato no pleito deste ano, mudou-se de São Bernardo do Campo para São Paulo por motivos de segurança.

A Polícia Federal assume a segurança dos candidatos a presidente durante a campanha, após a candidatura ser apresentada formalmente à Justiça Eleitoral. "Já na sexta-feira vou conversar com o ministro da Justiça, Anderson Torres, para tratar deste assunto. Existe sim uma preocupação com a segurança das eleições e de todos os atores políticos e até atores não políticos, como os magistrados. Em março vou realizar uma série de reuniões para discutir estratégias de segurança", disse Fachin.

Leia também

O magistrado destacou o trabalho da Polícia Federal e dos militares federais durante a realização do pleito. "A colaboração das Forças Armadas com as eleições é um dos grandes feitos da democracia... Esse trabalho com as Forças Armadas vem de longa data e o TSE tem sido testemunha da imensa colaboração levada a efeito neste sentido", completou.

Publicidade
Telegram

O ministro Edson Fachin afirmou que existe ainda uma grande preocupação com a difusão de fake news sobre as eleições, ataques cibernéticos e falsas alegações de fraudes nas urnas eletrônicas. Ele citou o caso do aplicativo Telegram, que não respondeu às tentativas de contato da Corte para integrar um grupo de empresas parceiras.

A intenção é adotar medidas que reduzam o alcance de fake news. No Telegram, é possível a criação de grupos com centenas de milhares de pessoas, sem curadoria de conteúdo ou análise de mensagens compartilhadas para evitar a propagação de boatos. Para Fachin, o Congresso pode trazer regulação sobre a plataforma, mas caso não o faça, a Justiça pode atuar no caso.

Publicidade

Ele destacou a experiência da Alemanha, que aplicou multa para as plataformas. Fachin não descartou o banimento do aplicativo do Brasil durante as eleições.

"Nós estamos já há algum tempo procurando o diálogo. Iremos continuar procurando por mais um tempo. Mas isso sendo uma busca infrutífera, vamos dar mais um passo. A Justiça Eleitoral deve zelar pela paridade de armas no sertão eleitoral. As eleições não constituem um processo sem lei. Elas têm regulamentos e princípios, feitos pelo legislador. Nós, juízes eleitorais, aplicamos esta regra. Nós não participamos do jogo", completou o magistrado.

O ministro Edson Fachin assumiu a presidência do TSE na terça-feira (22). Ele fica à frente da Corte até agosto, quando passa o cargo para o ministro Alexandre de Moraes. Cada ministro do Supremo fica no TSE por até dois anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.