Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homem que hostilizou advogado de Lula em aeroporto é indiciado 

Polícia do Distrito Federal apontou o cometimento de ameaça, injúria e incitação ao crime contra Cristiano Zanin

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Cristiano Zanin, advogado de Lula, foi atacado e xingado no Aeroporto de Brasília
Cristiano Zanin, advogado de Lula, foi atacado e xingado no Aeroporto de Brasília Cristiano Zanin, advogado de Lula, foi atacado e xingado no Aeroporto de Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal indiciou o empresário que ameaçou e ofendeu o advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por três crimes. O relatório apontou que Luiz Carlos Bassetto Júnior, de 29 anos, cometeu ameaça, injúria e incitação ao crime contra Cristiano Zanin durante uma abordagem feita e filmada pelo próprio agressor no Aeroporto Internacional de Brasília. 

O caso aconteceu em 11 de janeiro. Zanin estava no banheiro do aeroporto e escovava os dentes quando o empresário entrou no local e começou a xingar o advogado. Nas gravações, é possível ouvir Bassetto chamando Zanin de "bandido", "corrupto" e "vagabundo". "Tinha que tomar um pau de todo mundo que está andando na rua", disse. 

Pelos crimes apontados no relatório, o empresário pode cumprir 1 ano e 6 meses de detenção, caso seja condenado. O caso foi encaminhado para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que decide se Bassetto vira réu ou não. 

Além do indiciamento pela PCDF, o agressor é alvo de outra apuração por parte da Polícia Federal (PF). Neste caso, a corporação quer saber se Bassetto participou dos atos extremistas que culminaram na invasão e depredação dos prédios públicos dos três poderes. Ele estava em Brasília três dias após o episódio, mesmo sendo morador de São Paulo.

Publicidade

A reportagem tenta contato com Bassetto, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

Zanin é advogado de Lula e foi responsável pela defesa do presidente durante a Operação Lava Jato. Ele também representou o petista durante as eleições e é um dos nomes cotados para assumir uma das cadeiras do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber se aposentam ainda em 2023. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.