Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Imagens divulgadas pelo STF mostram destruição do plenário e situação após restauração 

Encarte com imagens foi distribuído antes do início da cerimônia de abertura do ano judiciário, realizada nesta quarta-feira (1º)

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

O antes e o depois do STF por causa da invasão em Brasília
O antes e o depois do STF por causa da invasão em Brasília O antes e o depois do STF por causa da invasão em Brasília

Um encarte com imagens do Supremo Tribunal Federal (STF) totalmente restaurado após a invasão de extremistas em 8 de janeiro foi distribuído no plenário da Casa, na manhã desta quarta-feira (1º). O material foi entregue aos convidados da cerimônia de abertura do ano judiciário, que ocorre no plenário desde antes das 10h desta quarta (1º).

O conteúdo traz três fotos do principal local de julgamentos do STF. A primeira, de dezembro de 2022, mostra o plenário íntegro, com a disposição normal das mesas e cadeiras dos ministros. A segunda imagem é do dia seguinte aos atos de vandalismo e aponta a destruição de mobiliários, decorações e equipamentos eletrônicos.

Fotos do antes e do depois do STF por causa da invasão em Brasília
Fotos do antes e do depois do STF por causa da invasão em Brasília Fotos do antes e do depois do STF por causa da invasão em Brasília

A terceira foto é de depois da restauração completa do plenário e apresenta o local igual ao cenário da primeira imagem.

A presidente do STF, a ministra Rosa Weber, fez uma declaração em relação aos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. "Estamos reunidos neste plenário três semanas após os ataques criminosos contra a democracia constitucional. A demonstração de que este Supremo Tribunal Federal e seus ministros jamais serão intimados na missão precípua da guarda da Constituição. Lembraremos sempre o 8/1/2023 para que ele jamais se repita e para que todos saibam que o STF e sua atuação em defesa do Estado democrático de Direito são inabaláveis." 

Publicidade

Invasão

Manifestantes furaram o bloqueio, feito na Esplanada dos Ministérios pela Polícia Militar do Distrito Federal, em 8 de janeiro, e invadiram o Congresso Nacional, em Brasília. Os atos foram organizados por eleitores que não aceitam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que os manifestantes subiram a rampa do Congresso Nacional e invadiram a parte superior, onde ficam as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além do Salão Verde, localizado dentro do edifício. Uma bandeira com as cores verde e amarela foi estendida no local. As imagens detalham também a reação dos policiais com bombas.

Leia mais: Manifestantes furam bloqueio da PM e invadem Congresso Nacional

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.