Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia Civil do DF prende grupo especializado em fraude bancária pela internet

Grupo é suspeito de ter causado prejuízo de R$ 270 mil entre julho e agosto de 2021; Polícia de SP colaborou com operação

Brasília|Pedro Canguçu, da Record TV

Polícia Civil de São Paulo cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em SP
Polícia Civil de São Paulo cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em SP Polícia Civil de São Paulo cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em SP

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (22), operação que mira um grupo suspeito de ter invadido a conta bancária de um homem entre julho e agosto de 2021, causando um prejuízo de R$ 270 mil. Batizada de Sofismo, a operação contou com o apoio da Polícia Civil de São Paulo.

Durante a operação, cinco pessoas foram presas e seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo (SP), em Samambaia e em Ceilândia, no Distrito Federal.

De acordo com a PCDF, o grupo teria feito transferências e saques, alterado os dados cadastrais da vítima e realizado compras em cartão de crédito, além de ter contratado empréstimos. O grupo também será investigado por suspeita de crimes contra outras vítimas. Segundo a investigação, os criminosos podem ser condenados a mais de 20 anos de prisão.

Dicas de Segurança

A Polícia Civil orienta os cidadãos que, ao receber ligações supostamente do banco, deve-se anotar os dados e ligar, de outro aparelho telefônico, para a central oficial da instituição bancária.

Outra orientação é não realizar atualização de segurança que não seja do próprio aplicativo do banco e verificar constantemente o extrato da conta bancária. Caso o cidadão perceba que deixou de ter acesso à conta, deve comunicar imediatamente ao gerente do banco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.