Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sinpro-DF convoca ato contra volta às aulas 100% presenciais

Professores e orientadores educacionais vão realizar paralisação nas escolas da rede pública no dia 3 de novembro

Brasília|Vanessa Marques, Do R7

Professores planejam paralisação no dia 3 de novembro nas escolas públicas
Professores planejam paralisação no dia 3 de novembro nas escolas públicas Professores planejam paralisação no dia 3 de novembro nas escolas públicas

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) anunciou, neste sábado (30), uma paralisação no dia 3 de novembro. A interrupção nas aulas é em protesto contra a determinação do Governo do Distrito Federal (GDF) sobre a retomada das aulas 100% presenciais na rede pública.

Na última quarta-feira (27), o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou a volta de todas as atividades escolares presenciais a partir do dia 3 de novembro.

Segundo o Sinpro-DF, o governo não dialogou com o sindicato sobre o retorno das aulas na rede pública e a determinação coloca em risco vidas, principalmente das crianças menores de 12 anos, que ainda não são elegíveis para tomar a vacina contra Covid-19.

Elisa Mariana Santos é professora no Centro Educacional 7 de Taguatinga. Ela conta que tem visto muito “burburinho” e ansiedade nos grupos de aplicativos das escolas da rede pública. “Tenho visto muito incômodo em meus colegas. A gente tem tido casos de Covid-19 em crianças e professores, imagina com o retorno 100% presencial”, lamenta. 

Publicidade

A professora é mestranda em artes cênicas e, como parte do estudo, também dá aula para crianças na Escola Parque. Segundo Elisa, trabalhar com essa faixa etária é mais preocupante porque eles mantém contato físico constante com os professores. Para ela, voltar às aulas 100% presencias neste momento, no final do ano, não é didaticamente estratégico. 

Manifestação

Publicidade

O ato convocado pelo sindicato acontece no dia marcado para a volta às aulas 100% presenciais nas escolas públicas do DF. A manifestação deve acontecer às 9h em frente a Secretaria de Educação.

As lideranças orientam que os manifestantes usem máscara de proteção durante o ato e mantenham os cuidados recomendados para garantir a segurança sanitária, como distanciamento entre as pessoas e higienização das mãos.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.