Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sol Nascente, no DF, supera a Rocinha e se torna a maior favela do Brasil 

Dados preliminares do Censo 2022 mostram que região tem 32.081 domicílios; Rocinha fica em segundo lugar, com 30.955

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Setor Habitacional Sol Nascente, no Distrito Federal
Setor Habitacional Sol Nascente, no Distrito Federal Setor Habitacional Sol Nascente, no Distrito Federal

Setor Habitacional do Sol Nascente, no Distrito Federal, se tornou a maior favela do Brasil, com 32.081 moradias. As informações preliminares são do Censo 2022 e foram divulgadas pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azevedo. Os números mostram que a região administrativa superou a quantidade de habitantes da Rocinha, no Rio de Janeiro, que atualmente tem 30.955 domicílios.

O levantamento do IBGE, realizado entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, com participação de 75 pesquisadores, mostra que a região tem problemas de infraestrutura, atendimento médico e falta de transporte público. Em outubro de 2022, os últimos dados do instituto mostravam que a região do Sol Nascente/Pôr do Sol tinha 24.441 domicílios, ficando atrás apenas da Rocinha, com 25.742.

A coleta de informações foi encerrada em 1º de março de 2023 e os números ainda podem aumentar. “Os dados definitivos serão divulgados apenas em abril, e o censo continua em fase de apuração, mas até o momento a região do Sol Nascente tem 32.081 domicílios”, explica o órgão.

Gráfico do Sol Nascente, divulgado pelo IBGE
Gráfico do Sol Nascente, divulgado pelo IBGE Gráfico do Sol Nascente, divulgado pelo IBGE

Sol Nascente/Pôr do Sol

Em 2019, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou a lei que unificava as regiões do Sol Nascente e Pôr do Sol como a 32º Região Administrativa do DF. Na época, a região somava cerca de 88 mil habitantes. O administrador da região do Sol Nascente/Pôr do Sol disse ao IBGE que o local começou como uma área rural, em um setor de Chácaras na Região Administrativa de Ceilândia.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.