Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chery anuncia investimento de US$ 700 milhões para construir Polo Automotivo em Jacareí (SP)

Complexo fica pronto em 2017, terá 25 empresas instaladas e deve gerar 5.000 empregos

Carros|Com R7 Carros

Lançado em abril, Chery Celer é o primeiro chinês nacional
Lançado em abril, Chery Celer é o primeiro chinês nacional Lançado em abril, Chery Celer é o primeiro chinês nacional

A Chery anunciou nesta quarta-feira (20) um investimento inicial de US$ 700 milhões para construção do Polo Industrial de Jacareí, no interior paulista, mesma cidade onde a montadora inaugurou, em agosto de 2014, sua primeira fábrica de veículos no País. O montante será investido pela marca junto com outras 25 empresas fornecedoras que deverão se instalar no local.

Segundo a fabricante chinesa, das 25 empresas, são doze produtoras de autopeças, cinco afiliadas, duas sistemistas, duas logísticas e três de serviços em geral. Todas se instalarão em uma área total de 4 milhões de m² e devem gerar, juntas, cerca de 5 mil empregos. A previsão da montadora é de que o complexo esteja operando plenamente somente em 2017.

A Chery explicou que o projeto está sendo tocado em parceria com a Investe SP, que vai prestar assessoria gratuita aos interessados, e com a prefeitura de Jacareí. A montadora aposta no parque de fornecedores para ajudar a marca a aumentar o índice de nacionalização no Brasil, que estava em 45% no fim de 2014.

O Polo Industrial de Jacareí já tinha sido anunciado pelo vice-presidente da empresa no Brasil, Luis Curi, no ano passado, mas só foi oficializado e teve os detalhes apresentados durante abertura da Exposição dos Equipamentos e Manufaturados da China, no Rio de Janeiro. O evento reúne grandes empresas chinesas com operações no Brasil e segue até sexta-feira (22).

Publicidade

Os investimentos da Chery no País foram divulgados um dia após a montadora anunciar sua saída do Uruguai, alegando impossibilidade de concretizar exportações para o Brasil e Argentina e demora de um negócio com a Venezuela. A empresa já estava inativa desde outubro no país, quando terminou de pagar obrigações trabalhistas a seus 250 trabalhadores fixos.

Produção nacional

Publicidade

A fábrica da Chery em Jacareí foi inaugurada em agosto de 2014 e possui cerca de 500 funcionários. Com capacidade para produzir 50 mil veículos por ano, a unidade está operando com metade da capacidade instalada, em razão da crise pela qual o setor automotivo passa. Lá, a marca produz desde fevereiro o compacto Celer.

Em abril, os metalúrgicos da fábrica entraram em greve, em protesto contra os baixos salários e condições de trabalho consideradas por eles como "ruins". Após 30 dias parados, os empregados chegaram a um acordo com a direção da empresa e voltaram ao trabalho.

Leia mais notícias de Carros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.