Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo Ford Ka será o primeiro carro nacional popular com controle eletrônico de estabilidade

Compacto estreia nas próximas semanas e terá motor 1.0 mais potente e econômico do País

Carros|Do R7

Nova geração do Ka segue estilo atual dos modelos da Ford
Nova geração do Ka segue estilo atual dos modelos da Ford Nova geração do Ka segue estilo atual dos modelos da Ford

A Ford divulgou nesta semana mais detalhes oficiais do novo Ka, e a principal novidade é uma oferta inesperada e animadora: a nova geração do compacto será a primeira, entre os carros nacionais populares, a ter controle eletrônico de estabilidade disponível. O recurso trabalha associado ao sistema antitravamento dos freios (ABS) e atua nas quatro rodas, individualmente, se perceber que o motorista perdeu o controle da direção.

A novidade reforça o plano da Ford de fazer do novo Ka referência em tecnologia e segurança. O modelo estreia nas próximas semanas com atributos que devem fazer dele um dos mais vendidos entre os compactos de R$ 30 mil. Recriado para ser global, o novo Ka usa plataforma derivada do New Fiesta, o que deve lhe garantir bom desempenho nos crash-tests do Latin NCAP.

Versão sedã se chamará Ka+

Na última semana, a Ford revelou as primeiras imagens oficiais do novo Ka nas versões hatch e sedã — esta última inédita. No comunicado, a montadora também confirmou o nome Ka+ para a configuração de três volumes. A dupla substituirá o velho Fiesta Rocam, atual modelo de entrada da montadora no mercado brasileiro. O veterano deixará a linha de montagem da unidade de Camaçari, na Bahia, após 11 anos em produção — estreou em 2003.

Publicidade

A fábrica baiana também produzirá o novo 1.0 de três cilindros, que será o motor "mil" mais potente no País. Com duplo comando variável e taxa de compressão elevada, o 1.0 flex do novo Ka será capaz de gerar 80/85 cv de potência a 6.500 rpm, e 10,2/10,7 kgfm de torque aos 4.500 giros (gasolina/etanol). O gerenciamento será feito por um câmbio manual de cinco marchas. No Ka+ (sedã), haverá ainda a opção do 1.5 flex do New Fiesta (111 cv).

Média de 13 km/l na cidade

Publicidade

A lista atualizada do Programa de Etiquetagem do Inmetro adiantou os números de consumo que estarão nas etiquetas do novo Ka. O modelo terá nota A, sendo o automóvel mais econômico do Brasil quando equipado com ar-condicionado e direção (elétrica). Segundo o órgão, o hatch compacto será capaz de percorrer 13 km/l na cidade e até 15,1 km/l na estrada com gasolina, e 10,4 km/l e 8,9 km/h com etanol, respectivamente.

Fazendo um rápido comparativo com modelos populares, o novo Ka só perderá, em economia, para o Renault Clio (15,8 km/l) e para o Fiat Novo Uno Economy 1.4 flex (15,2 km/l) — ambos sem ar e direção. Entre os importados, aparecem novamente o Ford Fusion Hybrid, atual carro mais econômico do Brasil, com 16,8 km/l de média urbana, e a dupla Toyota Prius e Lexus CT200h, com média de 15,7 km/l na cidade.

Publicidade

Durante a apresentação dos resultados do programa de etiquetagem do Inmetro, a Ford confirmou que o novo Ka virá de série com direção elétrica em todas as versões e será o carro mais ecológico do Brasil. O listão do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia confirmou as duas configurações tops: SE e SEL, ambas equipadas com ar-condicionado e com o motor 1.0 flex de três cilindros — único disponível no hatch.

Apresentado no fim de 2013 ainda como conceito, o novo Ford Ka é um dos principais lançamentos de 2014 e vem sendo revelado em partes, seguindo a estratégia feita com o SUV compacto EcoSport. Feito sobre uma plataforma global derivada do New Fiesta, o compacto será vendido em uma centena de países e, pela primeira vez, terá carroceria sedã, cujo lançamento deve acontecer no segundo semestre, no Salão do Automóvel de São Paulo.

Saiba tudo sobre carros! acesse www.r7.com/carros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.