Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Administração do Fêmina admite que hospital não tem PPCI

Causas do incêndio que motivou transferência de pacientes ainda são investigadas

Correio do Povo|

O incêndio ocorrido na tarde desse sábado em uma sala desativada do Hospital Fêmina (HF), em Porto Alegre, causa discordância entre funcionários e administração sobre a estrutura e as medidas de segurança adotadas pela entidade. Em entrevista coletiva na manhã deste domingo, no entanto, a instituição admitiu que não possui Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI). 

A perícia ainda investiga para saber o que causou o incidente no sexto andar do prédio – onde fica a UTI neonatal - da rua Mostardeiro e fez com que parte dos pacientes fosse transferida para outros hospitais da Capital. O gerente médico e assessor da administração do Fêmina, Desidério Fulber, disse que, provavelmente, o incêndio foi causado por algum aparelho que estava ligado na sala onde costumava ser a ecografia do hospital. 

De acordo com ele, todo o incidente foi contornado pela brigada de incêndio formada por funcionários da própria instituição, que capacita os profissionais para situações como esta. "Nossa brigada rapidamente isolou as chamas e evitou que o incêndio fosse maior. Quando os bombeiros chegaram, eles já tinham realizado os primeiros procedimentos", relatou. Cerca de 30 pacientes foram transferidos para outros hospitais. Ainda segundo o gerente, o fato em si não exigia uma medida dessa proporção, mas ela foi tomada de maneira preventiva. 

As declarações referentes a medidas de segurança, no entanto, encontram discordância entre funcionários do hospital. De acordo com um grupo de técnicas em enfermagem da instituição, a situação não foi controlada da forma como o representante do Fêmina explicou. Segundo elas, que preferiram não se identificar, o local não possui alarme de incêndio, que só foi percebido pela fumaça. Além disso, afirmaram que o elevador do prédio está estragado e que a emergência não possui mecanismo de oxigênio. "Não tinha equipamento, precisamos ficar 'ambuzando' (técnica de ventilação manual, através de ambu)”, contou uma delas.

Publicidade

Conforme o gerente médico do Fêmina, um total de 17 pacientes pediátricos foram transferidos: oito da UTI neonatal e nove de cuidados intermediários. Eles foram remanejados para diversos hospitais da Capital e, segundo Fulber, não houve dificuldades para encontrar vagas. O pai de uma criança que estava internada no local, no entanto, acabou levando-a embora por conta própria. 

Além disso, entre as mulheres internadas, uma parte foi transferida para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, enquanto o restante, diante da complexidade do estado de saúde, foi remanejada entre o quarto e quinto andares do próprio Fêmina, que não precisaram ser interditados. O Fêmina informou que permanece sem atendimentos, mas que, se necessário, pacientes internados em outros hospitais já podem ser transferidos de volta – com exceção dos da UTI neonatal. O Grupo Hospitalar Conceição (GCH), responsável pela instituição, deve se manifestar nessa semana sobre a questão da falta de PPCI. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.