Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19: agendamento aberto para grávidas e mulheres no pós-parto em Vila Velha

Vila Velha se tornou uma das 14 cidades pólo do Espírito Santo para a aplicação das doses da Pfizer

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O município de Vila Velha está com agendamento aberto para vacinação contra a covid-19 para as grávidas e puérperas, que são as mulheres com até 45 dias no pós-parto. A imunização acontece na Unidade de Saúde do Ibes e pode ser agendada pelo site da prefeitura.

As doses utilizadas serão do imunizante da Pfizer. Vila Velha se tornou uma das 14 cidades pólo do Espírito Santo para a aplicação das doses da fabricante, depois que o Ministério da Saúde suspendeu as doses da Astrazeneca neste grupo alvo.

Vacinação de gestantes e puérperas

O Espírito Santo continuará a suspensão de vacinação às gestantes e puérperas com doses da Astrazeneca. A continuidade da vacinação ocorrerá de maneira regionalizada, com doses da vacina Pfizer/BioNTech.

Publicidade

Em relação ao cumprimento do esquema vacinal deste grupo que já foi vacinado com a D1 da Astrazeneca/Fiocruz, a Secretaria da Saúde aguarda orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e definições oficiais do Ministério da Saúde.

Anteriormente destinadas à Vitória, as doses da Pfizer/ BioNTech passarão a atender o público de gestantes e puérperas capixabas.

Publicidade

Foram definidas 14 cidades para receber as doses: Aracruz, Cachoeiro De Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitoria. A distribuição acontecerá ao longo desta sexta-feira (14). Em relação à Região Sul de Saúde, as doses serão encaminhadas primeiramente à Regional e, após levantamento do quantitativo do público, serão encaminhadas a Cachoeiro de Itapemirim e a Guaçuí.

A organização da vacinação do público será das gestões municipais, com articulação entre as cidades polos. A orientação, por parte da Secretaria da Saúde é que sejam feitas estratégias mistas, com a participação de equipes volantes nos demais territórios ou levando-as aos pontos de vacinação das cidades definidas.

Publicidade

A logística de distribuição se deve às especificidades do imunizante, em especial ao seu armazenamento e manejo. Além disso, profissionais dos municípios selecionados participaram de capacitações com equipe estadual para aprendizagem das técnicas utilizadas para aplicação da Pfizer.

De acordo com orientações do Programa Nacional de Imunizações, as doses da Pfizer devem ser armazenadas: 1) no máximo cinco dias à temperatura de +2°C a +8°C; 2) até 14 dias à temperatura de -25°C à -15°C; ou 3) durante toda a validade (seis meses) em freezer de ultra baixa temperatura (-80°C à-60°C).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.