Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ES atinge recorde de internados em UTI na pandemia; ocupação chega a 84,9% dos leitos

Ao todo, 615 pessoas ocupam UTIs para o tratamento da doença no Estado; o maior número desde então havia sido em julho de 2020, com 600 pacientes

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Espírito Santo alcançou uma marca preocupante e alarmante. De acordo com a atualização, realizada na manhã desta sexta-feira (12), no painel de Ocupação de Leitos Hospitalares, 84,94% dos leitos exclusivos para o tratamento da covid-19 estão ocupados no estado, o que corresponde ao total de 615 pessoas internadas.

Atualmente, o Espírito Santo possui um total de 724 leitos exclusivos para o tratamento da doença em UTI. Historicamente, a maior taxa de ocupação foi registrada no dia 10 de dezembro de 2020, quando o estado alcançou a marca de 88,26% de leitos ocupados. No entanto, naquela data, o número de leitos disponíveis era de 494. Em julho de 2020, o Estado ampliou para cerca de 690 a oferta de leitos de UTI. E foi neste mesmo mês que 600 pessoas foram internadas, até então o recorde registrado durante toda a pandemia. 

Ocupação em toda a rede pública

Já a taxa de ocupação atual dos leitos de enfermaria reservados para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus é de 72,54% de um total de 681 leitos. Ao todo, o estado possui 1.405 leitos, registrando uma ocupação total de 78,93%.

Publicidade

Leia também: Brasil volta a superar 2 mil mortes por covid em 24h

Na última segunda-feira (8), o secretário Nésio Fernandes avaliou o cenário da pandemia no Estado, reforçando a meta do governo na expansão dos leitos. "O estado foi preparado para que, neste momento, a gente pudesse desenhar uma expansão na oferta de leitos. Temos a expectativa de ter 900 leitos para atender pacientes de covid-19 até o fim do mês de abril. Existem limitações de infraestrutura e recursos humanos", disse.

Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) complementou, por meio de nota, que o monitoramento da curva da doença no Estado, assim como a ocupação de leitos, é diária, e que de acordo com a necessidade novas medidas são adotadas para garantir que não haja comprometimento no atendimento dos pacientes.

As informações mais recentes do Painel Covid-19 apontam que, em 24 horas, o Espírito Santo registrou 1882 novos casos e 18 mortes. Ao todo, o estado já soma 6.660 óbitos e 340.936 casos confirmados.

Publicidade

Dos 36 pacientes transferidos do estado do Amazonas para o Espírito Santo, dois permanecem sob os cuidados dos profissionais do Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, sendo um deles em UTI e outro em enfermaria. Do total de pacientes transferidos, 26 receberam alta e oito morreram.

De Rondônia, dos 40 pacientes transferidos para o Estado, 17 permanecem em UTI, dois em enfermaria, 11 tiveram alta e 10 faleceram. Até o momento, cinco pacientes foram transferidos de Santa Catarina para o Espírito Santo para continuidade do tratamento contra a covid-19. Um deles morreu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.