Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sintomas da gripe podem levar a adiamento da vacinação da covid

Quadro febril e mal estar estão relacionados tanto com a gripe quanto a reações adversas, dificultando a avaliação do problema

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As temperaturas caíram, os dias estão mais frios, e as doenças comuns desse período, como as gripes, rinite e sinusites, por exemplo, começam a aparecer com mais frequência. De acordo com especialistas, esse cenário acende um sinal de alerta para o avanço da imunização contra a covid-19, já que em caso de sintomas gripais ou quadros febris, a vacinação precisa ser adiada. 

A recomendação é do Ministério da Saúde, que reforça que para que a imunização seja feita, é importante que o quadro de saúde do paciente esteja normalizado.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, o motivo da recomendação é para que os sintomas gripais não sejam confundidos com possíveis efeitos adversos da vacina, que precisam ser monitorados após a imunização.

“Se a pessoa já tem um quadro febril, com mal estar, fica difícil avaliar se a evolução que ela está tendo é por causa da doença ou de um evento adverso da vacina. Essa é uma regra que utilizamos para todas as vacinas”, explica o especialista.

Publicidade

Além disso, Cunha ressalta que os sintomas gripais são similares às primeiras manifestações da covid-19 e por isso é necessário a resolução do quadro antes que o imunizante seja aplicado. 

“A recomendação é de aguardar esse quadro se estabilizar, ou evoluir, para depois se vacinar”, afirma o médico.

*Com informações do Portal R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.