Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo do RN começa reparo em penitenciárias após fim das rebeliões

Neste fim de semana, já foram iniciados os trabalhos de vistoria das unidades prisionais

Cidades|Do R7

Com rebeliões, 300 homens da Força Nacional reforçaram a segurança nos presídios no Rio Grande do Norte
Com rebeliões, 300 homens da Força Nacional reforçaram a segurança nos presídios no Rio Grande do Norte Com rebeliões, 300 homens da Força Nacional reforçaram a segurança nos presídios no Rio Grande do Norte

O governo do Rio Grande do Norte já deu início ao reparo nas penitenciárias do Estado após o fim das rebeliões, que duraram por pouco mais de uma semana. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Infraestrutura, na tarde da última sexta-feira (20), foi assinado o contrato e a ordem de serviço para a execução dos trabalhos de recuperação emergencial de estabelecimentos prisionais.

Neste sábado (21) e domingo (22), equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania e a empresa contratada fizeram a vistoria das unidades prisionais da Grande Natal e do interior, definindo equipes de trabalho, plano de segurança e logística, para logo em seguida iniciar os serviços.

Rebelião

Os detentos amotinados em presídios do Rio Grande do Norte se comprometeram, na noite desta quarta-feira (18), a acabar com as rebeliões que começaram há uma semana. O acordo envolveu líderes dos motins, o juiz da Vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar, e representantes da Comissão de Direitos Humanos.

Publicidade

Durante a negociação, o juiz prometeu enviar ao governo do Estado reivindicações dos presos, como mudanças nos métodos de revistas íntimas de visitantes e revisão de processos, para possibilitar progressões de penas. Nesta quinta-feira (19), agentes penitenciários devem realizar uma revista em três pavilhões de Alcaçuz, que foram tomados pelos detentos na semana passada.

Já na a vistoria realizada na Penitenciária Estadual de Parnamirim, foram encontrados cerca de 140 aparelhos celulares, 30 carregadores de celular, uma balança de precisão, certa quantidade de maconha, 40 materiais cortantes (facas artesanais), sete relógios e mais de cem chips de celular. Além disso, foi descoberto um túnel de sete metros de profundidade foi localizado no refeitório do pavilhão 1.

Publicidade

Balanço

Ainda na última quarta, um túnel foi encontrado no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, na zona norte de Natal. O local já havia sido alvo de uma rebelião na última semana. Pouco antes da descoberta, 215 homens da Força Nacional tinham assumido o trabalho de conter os presos amotinados.

Segundo balanço da crise no sistema penitenciário do Estado, desde o último dia 11, foram registradas rebeliões em 14 das 33 unidades prisionais do Rio Grande do Norte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.